“Há 24 dias que não temos óbitos por causa da COVID-19. Hoje, não temos pessoas internadas por causa da doença. Todos os dias vamos tendo mais evidências de que a vacina é uma das melhores ferramentas para evitar o descontrolo da situação", considerou voltando a apelar à adesão da vacinação.
Durante a conferência semanal sobre a situação epidemiológica, Jorge Barreto informou que até ontem, foram utilizadas 539.908 doses de vacinas.
As 539.908 doses representam 75,5% das 715.150 doses recebidas pelo país através diversos mecanismos, o que de acordo com o DNS, indica uma boa capacidade de absorção das vacinas recebidas.
Em termos de primeira dose o país conta com 82% de pessoas adultas inoculadas. 18 concelhos já atingiram ou ultrapassaram 70% de adultos com uma primeira dose.
Entretanto, Santa Catarina de Santiago, Picos e Tarrafal de Santiago têm ainda taxa de cobertura de primeira dose inferior a 70%, assim como Boa Vista que precisa ter uma revisão em relação a população residente.
Para alcançar a meta dos 85% da população adulta com uma primeira dose, é preciso vacinar 11.239 pessoas. Em termos de vacinação completa, 63,8% da população adulta está inoculada.
“Acreditamos que havendo vacinas disponíveis, postos de vacinação disponíveis, tendo aplicado mais de meio milhão de vacina contra a COVID-19, e não tendo acontecido nenhuma catástrofe, entendemos que não há motivo para as pessoas não serem vacinadas”, pontuou.