​UNICEF destaca ganhos na protecção da criança em Cabo Verde mas alerta para desafios

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,1 jun 2022 13:41

O representante da Unicef em Cabo Verde afirma que o arquipélago já avançou muito no que diz respeito à protecção da criança mas ainda persistem desafios. A pobreza extrema e absoluta e a violência contra menores são exemplos disso.

Steven Ursino, que discursava em São Vicente, no acto central para assinalar o Dia Mundial das Crianças, sublinhou que o investimento na consolidação dos direitos das crianças deve ser contínuo.

“Cabo Verde já avançou muito no que diz respeito ao direito da criança, nomeadamente na área da saúde, registo de nascimento, educação, protecção social, nos esforços para consolidação de uma justiça mais amiga da criança, porém ainda persistem desafios como o da pobreza extrema e absoluta, que impacta directamente na realização dos direitos da criança, e da violência contra a criança entre outros. Precisamos continuar a investir na protecção das crianças”, assegura.

"O investimento na protecção da criança terá um impacto também na estabilidade futura do país”, acrescenta.

O representante do UNICEF defende que todas as instituições devem trabalhar para assegurar o bem-estar das crianças e das famílias, alertando para os efeitos da crise gerada pela pandemia.

“Muitas crianças vivem hoje momentos particularmente difíceis, as consequências da pandemia foram sentidas pelos países e pelas famílias, no mundo inteiro, sendo que muitas delas perderam os seus rendimentos. Os efeitos da pandemia na criança são imediatos e se não forem eliminados irão persistir durante toda a vida”, adverte.

A cerimónia foi presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que reafirmou o compromisso do executivo “na construção de um futuro melhor para cada criança”.

“Primeiramente, por valores da família, da paz, da tolerância e valores que possam conduzir à felicidade. Em segundo lugar, políticas dirigidas às crianças e às famílias. O governo tem estado a implementar políticas integradas e consistentes que queremos desenvolver cada vez mais, a começar na educação”, diz.

A atribuição do rendimento de inclusão, aumento da rede de centros de emergência para crianças em situação de risco, o combate ao fenómeno de crianças de e na rua são outras áreas de intervenção assinaladas pelo chefe do governo.

Ulisses Correia e Silva recorda que "na protecção e na salvaguarda dos direitos das crianças, todos têm um papel importante, desde o governo, as escolas, a família, a sociedade, as igrejas e a comunidade”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,1 jun 2022 13:41

Editado porDulcina Mendes  em  16 fev 2023 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.