Cabo Verde apoia reeleição de António Vitorino

PorExpresso das Ilhas,11 dez 2022 13:46

António Vitorino é Director-Geral da OIM desde Junho de 2018
António Vitorino é Director-Geral da OIM desde Junho de 2018

Primeiro-Ministro garante voto cabo-verdiano no actual director-geral da Organização Internacional das Migrações. Eleição acontecerá no primeiro semestre do próximo ano.

“Manifestei o apoio de Cabo Verde na reeleição de António Vitorino no cargo de director-geral da OIM”, escreveu Ulisses Correia e Silva no Facebook.

O Chefe de Estado cabo-verdiano encontrou-se com o responsável pela Organização Internacional das Migrações, em Luanda, na embaixada de Cabo Verde em Angola.

“A representação da OIM em Angola tem apoiado no retorno de cabo-verdianos e na implementação do projeto de mapeamento de cabo-verdianos e descendentes de cabo-verdianos que residem em Angola”, sublinhou ainda o Primeiro-Ministro.

António Vitorino é o actual Director-Geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), cargo para o qual foi eleito em Junho de 2018.

A OIM é a agência das Nações Unidas responsável pela gestão das migrações internacionais e uma das principais agências humanitárias, beneficiando anualmente dos seus projectos mais de 30 milhões de pessoas, em resposta a situações de crise e conflito, em todo o mundo.

No seu primeiro mandato, António Vitorino implementou reformas na estrutura da administração de topo, aumentou a diversidade geográfica e de género e estabeleceu mecanismos de avaliação e responsabilização, ao mesmo que tempo que melhorou a eficácia das actividades humanitárias da OIM em resposta a crises várias, incluindo no Iémen, Afeganistão e Ucrânia.

A eleição do Director-Geral da Organização Internacional para as Migrações está agendada para Junho de 2023.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,11 dez 2022 13:46

Editado porJorge Montezinho  em  3 set 2023 23:30

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.