“Manifestei o apoio de Cabo Verde na reeleição de António Vitorino no cargo de director-geral da OIM”, escreveu Ulisses Correia e Silva no Facebook.
O Chefe de Estado cabo-verdiano encontrou-se com o responsável pela Organização Internacional das Migrações, em Luanda, na embaixada de Cabo Verde em Angola.
“A representação da OIM em Angola tem apoiado no retorno de cabo-verdianos e na implementação do projeto de mapeamento de cabo-verdianos e descendentes de cabo-verdianos que residem em Angola”, sublinhou ainda o Primeiro-Ministro.
António Vitorino é o actual Director-Geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), cargo para o qual foi eleito em Junho de 2018.
A OIM é a agência das Nações Unidas responsável pela gestão das migrações internacionais e uma das principais agências humanitárias, beneficiando anualmente dos seus projectos mais de 30 milhões de pessoas, em resposta a situações de crise e conflito, em todo o mundo.
No seu primeiro mandato, António Vitorino implementou reformas na estrutura da administração de topo, aumentou a diversidade geográfica e de género e estabeleceu mecanismos de avaliação e responsabilização, ao mesmo que tempo que melhorou a eficácia das actividades humanitárias da OIM em resposta a crises várias, incluindo no Iémen, Afeganistão e Ucrânia.
A eleição do Director-Geral da Organização Internacional para as Migrações está agendada para Junho de 2023.