De acordo com o comunicado da PJ, a detenção foi efectuada pela Unidade de Investigação Criminal de Assomada (UICAs), com o apoio da Polícia Nacional da Esquadra de Santa Catarina. A operação foi realizada no cumprimento de um Mandado de Busca e Apreensão Domiciliária, emitido pelo Tribunal da Comarca de Santa Catarina, e resultou na apreensão de 5.499,6 gramas de cannabis.
O suspeito foi indicado pela prática dos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de armas. Além da droga, foram encontrados diversos outros itens com relevância probatória, ligando o detido ao tráfico de estupefacientes.
O homem foi apresentado ao Tribunal da Comarca de Santa Catarina para o primeiro interrogatório judicial. Após a audiência, o Tribunal decretou como medida de coação a apresentação periódica semanal às autoridades, enquanto o processo segue os trâmites legais.
Na Cidade da Praia, uma outra operação da PJ, conduzida pela Secção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes e Criminalidade Organizada (SCITEC), resultou na detenção de um casal, ambos de nacionalidade cabo-verdiana, com idades entre 34 e 36 anos, pelo crime de tráfico de estupefacientes de alto risco.
A operação, que aconteceu na localidade de Paiol, também foi executada em cumprimento de um Mandado de Busca e Apreensão Domiciliária e resultou na apreensão de uma quantidade significativa de cocaína, além de outros itens relacionados ao tráfico. Durante a busca, foi apreendida uma arma branca, possivelmente usada nas actividades criminosas do casal.
Os dois detidos foram apresentados ao Tribunal da Comarca da Praia, onde foi determinada a obrigatoriedade de apresentação periódica semanal às autoridades policiais, além da interdição de saída do país.
Segundo a PJ, esta operação é parte de um esforço contínuo para combater o tráfico de drogas e a criminalidade organizada no país, com o objectivo de reduzir a circulação de substâncias ilícitas e desmantelar redes de tráfico.