Em declarações aos jornalistas, após visitar a Escola Secundária António Januário Leite, no concelho do Paul, José Maria Neves afirmou que Santo Antão possui “grandes” potencialidades e pode, de facto, alcançar um crescimento acelerado se souber desenvolver e modernizar sectores-chave como a agricultura, pecuária, pescas, indústria agroalimentar e, sobretudo, o turismo.
Além destes sectores, o chefe de Estado apontou que a ilha também precisa avançar nas áreas da saúde e da educação, que já apresentam ganhos importantes, apesar dos desafios existentes.
“A implementação do ensino superior na ilha é um passo significativo nesse processo de evolução”, frisou.
Outrossim, o Presidente reconheceu as melhorias nas infra-estruturas locais, destacando os esforços conjuntos entre o Governo e as autarquias para a modernização das infra-estruturas e a construção de acessibilidades, fundamentais para o desenvolvimento da ilha.
“No entanto, ainda existem desafios, como a falta de algumas estradas de penetração, já que a ilha apresenta uma orografia montanhosa que exige investimentos consideráveis em infra-estruturas”, afirmou.
Durante uma semana, o Chefe de Estado esteve presente nos três municípios – Porto Novo, Ribeira Grande e Paul – em mais uma “Presidência na Ilha”, onde cumpriu uma intensa e diversificada agenda de auscultação e interacção directa com os santantonenses, nas suas próprias comunidades, e junto das organizações e autoridades locais.