AAC impõe novas regras. Publicidade de passagens aéreas tem de informar preço final com todos os encargos

PorSheilla Ribeiro,7 mar 2025 9:57

A Agência de Aviação Civil (AAC) aprovou um novo regulamento que determina que o valor total do bilhete, incluindo todas as taxas e encargos, seja informado de forma clara na publicidade e na venda dos bilhetes e as companhias aéreas devem especificar se o preço corresponde a uma viagem de ida ou a uma viagem de ida e volta, segundo o Boletim Oficial desta quinta-feira, 6.

Uma das principais medidas estabelecidas é a obrigação de que o preço total do bilhete de passagem inclua todos os impostos, taxas e outros encargos, evitando cobranças adicionais ocultas.

Além disso, custos essenciais e indissociáveis do serviço de transporte não poderão ser cobrados separadamente da tarifa, garantindo que o valor apresentado ao consumidor seja final e sem surpresas.

O regulamento também reforça a necessidade de transparência nas informações do bilhete de passagem, exigindo que sejam incluídos dados detalhados do passageiro, como nome completo, nacionalidade, documento de identificação, contacto telefónico e e-mail.

Segundo o Boletim Oficial, a medida busca evitar problemas em casos de alteração ou irregularidades nos voos, garantindo uma comunicação mais eficaz entre as companhias aéreas e os viajantes.

A AAC justifica a implementação dessas regras como uma resposta ao aumento das reclamações por parte dos passageiros devido à falta de informação e às práticas comerciais de algumas operadoras aéreas. A nova regulamentação busca padronizar os critérios de comercialização dos bilhetes, garantindo maior clareza, equidade e protecção ao consumidor.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,7 mar 2025 9:57

Editado porAndre Amaral  em  8 mar 2025 8:49

pub
pub.

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.