Cabo Verde e Portugal assinam memorando de entendimento no domínio do mar

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,11 mar 2026 11:52

​Cabo Verde e Portugal assinam hoje, em São Vicente, um memorando de entendimento no domínio do mar, documento que visa reforçar a cooperação institucional, técnica e científica entre os dois países.

De acordo com nota do Governo, o acordo será rubricado pelo ministro do Mar, Jorge Santos, e pelo secretário de Estado das Pescas de Portugal, Salvador Malheiro, que se encontra de visita à ilha de São Vicente.

O memorando pretende promover a partilha de conhecimento, o desenvolvimento sustentável dos recursos marinhos e o reforço das capacidades institucionais no sector.

Antes da assinatura, o secretário de Estado das Pescas de Portugal será recebido pelo ministro do Mar para uma visita de cortesia, encontro que permitirá “reforçar o diálogo político e institucional entre os dois países”.

“A visita constitui uma oportunidade para aprofundar as relações de cooperação entre Cabo Verde e Portugal, bem como identificar novas áreas de parceria no domínio da economia do mar, da investigação científica marinha e da valorização sustentável dos recursos haliêuticos”, refere o documento.

Durante a sua estada em São Vicente, o governante português realizará ainda visitas a várias infra-estruturas ligadas ao sector marítimo e das pescas, nomeadamente os estaleiros navais da Cabnave, o Instituto do Mar, o Complexo de Pesca e Logística do Porto Grande do Mindelo, o Complexo de Pesca de Cova de Inglesa e a empresa Nortuna.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,11 mar 2026 11:52

Editado porSara Almeida  em  13 mar 2026 13:19

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.