O anúncio foi feito pelo chefe do Governo, na localidade de Pico Leão, interior de Ribeira Grande de Santiago.
O Governo passa a contar mais dois novos ministros e seis secretários de Estado adjunto, que se juntam aos 11 ministros, além do primeiro-ministro, que tomaram posse a 20 de Abril de 2016.
No reforço do executivo, o actual PCA da Electra, Alexandre Monteiro e Júlio Herbert, actual conselheiro do primeiro-ministro são os novos ministros que vão integrar a nova orgânica do governo.
Herbert ocupará o cargo de secretário de Estado para a Integração Africana, enquanto Monteiro vai assumir a pasta da Indústria, Comércio e Energia.
O actual ministro das Finanças, Olavo Correia, passa a desempenhar também as funções de vice-primeiro-ministro e assume a função de coordenação económica.
Outra novidade é de ministro de Estado, cargo que passa a ser ocupado em acumulação pelo actual ministro da Presidência do Conselho de Ministros, do desporto e dos Assuntos parlamentares, Fernando Elísio Freire.
José Gonçalves, actual ministro da Economia e Emprego, vai manter sob a sua alçada o Turismo, Transporte e o ministério da Economia Marítima, que ficará sediado em São Vicente.