Presidente assinala aumento das assimetrias regionais

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,20 fev 2018 16:53

Jorge Carlos Fonseca
Jorge Carlos Fonseca

O Presidente da República defende a necessidade de uma profunda ponderação das políticas públicas, devido ao aumento das assimetrias regionais nos últimos anos.

De acordo com Jorge Carlos Fonseca, “se hoje Cabo Verde atingiu alguns dos patamares sonhados no passado, muito ainda está por fazer no campo da Justiça Social”.

A posição do chefe de Estado é  expressa na sua mensagem alusiva ao Dia Mundial da Justiça Social, assinalado nesta terça-feira, 20, sob o tema “Trabalhadores Imigrantes: em busca da justiça social”.

No país, segundo o Presidente da República, o fomento da justiça social passa pela avaliação do impacto das opções políticas sobre as pessoas, as comunidades e grupos sociais, “incluindo medidas compensatórias para cidadãos cuja situação se deteriorou em virtude de uma decisão política com efeitos, à partida, negativos para uma comunidade ou grupo social”.

“Por outro lado, as desigualdades sociais reflectem as assimetrias regionais, que vêm crescendo e acentuando-se nos últimos anos, daí a necessidade de uma profunda ponderação das políticas públicas a adoptar”, lê-se na mensagem.

Jorge Carlos Fonseca entende que a democracia cabo-verdiana só será robusta e sólida se  trouxer segurança e prosperidade aos cidadãos, permitir uma qualidade de vida aceitável e igualdade de oportunidades para todos

“Mais do que tudo, a justiça social é um imperativo ético que deve nortear toda e qualquer decisão pública”, acrescenta.

Lembrando que o arquipélago passou, nos últimos anos, a ser também local de acolhimento, o chefe de Estado diz que é preciso garantir os direitos e a inserção das comunidades residentes e procurar promover a sã convivência e fazer de Cabo Verde um país respeitador dessas mesmas comunidades. 

O Dia Mundial da Justiça Social foi instituído pela ONU, em 2009, com o objectivo de promover conjuntamente esforços para combater a pobreza, a exclusão social e o desemprego.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,20 fev 2018 16:53

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  18 jan 2019 3:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.