Governo investe um milhão de contos em equipamentos médico-hospitalares

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,27 mar 2018 7:21

Arlindo do Rosário, ministro da Saúde
Arlindo do Rosário, ministro da Saúde

​O ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, afirmou segunda-feira, no Parlamento, que o Governo vai investir durante este ano 9 milhões de euros (cerca de 992 mil contos) na aquisição de equipamentos médico-hospitalares.

O governante passou esta informação durante a sessão de perguntas ao Governo, ontem, no Parlamento, ao ser questionado pelos deputados sobre falta de equipamentos hospitalares e reforço de equipas de médicos.

Arlindo do Rosário garantiu que para aquisição dos equipamentos médico-hospitalares o Governo vai ter o apoio da Bélgica, através de um financiamento que será assinado já em Abril, durante a visita que o ministro dos Negócios Estrangeiros belga efectuará a Cabo Verde.

Segundo explicou o ministro da Saúde e da Segurança Social, os equipamentos médico-hospitalares estão orçados em 9 milhões de euros (cerca de 992 mil contos) e incluem raio X, de laboratório, de fisioterapia e de saúde oral e serão alocados a todas as estruturas, centros de saúde e hospitais regionais do país.

Por outro lado, o governante assegurou que o processo de recrutamento de 100 novos enfermeiros está na fase de conclusão e que estes serão distribuídos em todos os concelhos onde houver necessidade.

O ministro revelou que para este ano está prevista a colocação de um médico na Ribeira Grande de Santiago e na ilha da Boa Vista, e que se está a trabalhar no sentido de se dotar o centro de saúde da Boa Vista com um pequeno bloco operatório.

“Está prevista para o mês de Abril a apresentação do plano estratégico do programa de luta contra as doenças oncológicas, mas neste momento temos vindo a trabalhar através do projecto de tiragem e despistagem de casos de cancro de colo do útero, que está implementado em todos os concelhos”, acrescentou, indicando que a prioridade do ministério “é apostar na prevenção e no diagnóstico precoce”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,27 mar 2018 7:21

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 fev 2019 10:57

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.