O governante passou esta informação durante a sessão de perguntas ao Governo, ontem, no Parlamento, ao ser questionado pelos deputados sobre falta de equipamentos hospitalares e reforço de equipas de médicos.
Arlindo do Rosário garantiu que para aquisição dos equipamentos médico-hospitalares o Governo vai ter o apoio da Bélgica, através de um financiamento que será assinado já em Abril, durante a visita que o ministro dos Negócios Estrangeiros belga efectuará a Cabo Verde.
Segundo explicou o ministro da Saúde e da Segurança Social, os equipamentos médico-hospitalares estão orçados em 9 milhões de euros (cerca de 992 mil contos) e incluem raio X, de laboratório, de fisioterapia e de saúde oral e serão alocados a todas as estruturas, centros de saúde e hospitais regionais do país.
Por outro lado, o governante assegurou que o processo de recrutamento de 100 novos enfermeiros está na fase de conclusão e que estes serão distribuídos em todos os concelhos onde houver necessidade.
O ministro revelou que para este ano está prevista a colocação de um médico na Ribeira Grande de Santiago e na ilha da Boa Vista, e que se está a trabalhar no sentido de se dotar o centro de saúde da Boa Vista com um pequeno bloco operatório.
“Está prevista para o mês de Abril a apresentação do plano estratégico do programa de luta contra as doenças oncológicas, mas neste momento temos vindo a trabalhar através do projecto de tiragem e despistagem de casos de cancro de colo do útero, que está implementado em todos os concelhos”, acrescentou, indicando que a prioridade do ministério “é apostar na prevenção e no diagnóstico precoce”.