Cabo Verde já começou a negociar com a União Europeia um novo acordo de pescas, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, à saída da reunião do Grupo de Seguimento Local (GSL) da Parceria Especial da União Europeia e Cabo Verde.
Segundo o ministro que tutela a diplomacia cabo-verdiana, o "novo acordo de pesca faz parte da parceria especial. Iniciamos um período de negociações e está a decorrer muito bem, tranquilamente".
Luís Filipe Tavares garantiu igualmente que "Cabo Verde está a apresentar propostas novas. Estamos a negociar. Cabo Verde quer o melhor acordo de pescas possível para defender os interesses do nosso país e há uma grande abertura da parte da UE".
Questionado sobre se este novo acordo de pescas envolve um aumento da quantia paga pela União Europeia a Cabo Verde pela utilização dos mares nacionais por embarcações de pesca da UE, Luís Filipe Tavares respondeu que essa é uma questão que não se coloca. "Não tem nada a ver. Estamos a falar de desenvolvimento para o nosso país, a nossa preocupação é o desenvolvimento de Cabo Verde a nível social e económico. Estamos a negociar nesta base, as negociações estão iniciaram muito bem".
A reunião do GSL realizou-se durante a manhã de hoje no Palácio das Comunidade e, como explicou Luís Filipe Tavares, tratou-se de uma reunião de rotina. "A reunião do Grupo de Seguimento Local é um dos mecanismos previstos no acordo de parceria de Cabo Verde com a União Europeia. Passamos em revista a evolução dos projectos, os programas, as acções todas em todas as áreas da pareceria especial. O balanço que fizemos é muito positivo, estamos a avançar em todos os pilares", concluiu.