Cabo Verde quer novo acordo de pescas com a UE

PorAndre Amaral,29 jun 2018 15:14

Grupo de Seguimento Local da Parceria Especial entre a União Europeia e Cabo Verde esteve reunido hoje de manhã no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Cabo Verde pôs em cima da mesa uma proposta para um novo acordo de pescas.

Cabo Verde já começou a negociar com a União Europeia um novo acordo de pescas, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, à saída da reunião do Grupo de Seguimento Local (GSL) da Parceria Especial da União Europeia e Cabo Verde.

Segundo o ministro que tutela a diplomacia cabo-verdiana, o "novo acordo de pesca faz parte da parceria especial. Iniciamos um período de negociações e está a decorrer muito bem, tranquilamente". 

Luís Filipe Tavares garantiu igualmente que "Cabo Verde está a apresentar propostas novas. Estamos a negociar. Cabo Verde quer o melhor acordo de pescas possível para defender os interesses do nosso país e há uma grande abertura da parte da UE".

Questionado sobre se este novo acordo de pescas envolve um aumento da quantia paga pela União Europeia a Cabo Verde pela utilização dos mares nacionais por embarcações de pesca da UE, Luís Filipe Tavares respondeu que essa é uma questão que não se coloca. "Não tem nada a ver. Estamos a falar de desenvolvimento para o nosso país, a nossa preocupação é o desenvolvimento de Cabo Verde a nível social e económico. Estamos a negociar nesta base, as negociações estão iniciaram muito bem".

A reunião do GSL realizou-se durante a manhã de hoje no Palácio das Comunidade e, como explicou Luís Filipe Tavares, tratou-se de uma reunião de rotina. "A reunião do Grupo de Seguimento Local é um dos mecanismos previstos no acordo de parceria de Cabo Verde com a União Europeia. Passamos em revista a evolução dos projectos, os programas, as acções todas em todas as áreas da pareceria especial. O balanço que fizemos é muito positivo, estamos a avançar em todos os pilares", concluiu. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Andre Amaral,29 jun 2018 15:14

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  24 mar 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.