José Gonçalves, que falava à margem da abertura da reunião do Comité Legal do Grupo de Apoio de Banjul (GAP), que decorre na cidade da Praia. diz que Cabo Verde assumiu a instalação da sede e também o seu financiamento.
"Estamos a falar de mais de vinte mil contos anuais. Cabo verde assumiu essa responsabilidade de financiar a sede, na sua instalação e funcionamento. Haverá um comissario que será recrutado por concurso entre os sete estados membros, para presidir à BAGAIA",explica.
A BAGAIA é um organismo independente do GAP, responsável pelo desenvolvimento da cooperação dos estados membros na área da investigação de acidentes aéreos. Acredita o Governo que a instituição permitirá melhorar as relações entre as equipas de investigação e as autoridades locais.
Amanhã, José Gonçalves e o ministro dos Transportes e da Aviação Civil da Serra Leoa, Kabineh Kallon, vão proceder à assinatura do acordo formal sobre a localização da sede da agência.
Cabo Verde, Gâmbia, Gana, Guiné Conacry, Libéria, Nigéria e Serra Leoa são os Estados membros do Grupo de apoio de Banjul.