Governo contraria BAD e mantém previsão de crescimento nos 5%

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,19 jan 2019 9:55

José Gonçalves
José Gonçalves(Governo)

​O Governo prevê o crescimento do Produto Interno Bruto de Cabo Verde (PIB) entre 5 a 5,5%, contrariando assim as previsões do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que apontam para um crescimento de 4,1% este ano e 4,8% em 2020.

O número foi avançado sexta-feira, ao final do dia, pelo ministro do Turismo e Transportes, José Gonçalves, para quem a economia está a crescer porque existe um sentimento positivo do sector privado.

"A nossa previsão é de 5 a 5,5%. Como podem imaginar, virar o barco no alto mar não é fácil (...) herdámos uma economia que estava a crescer a uma média de 1% (...) A nossa economia está a crescer porque tem havido um sentimento muito positivo do sector privado, quer empresários nacionais, quer capital directo estrangeiro", explica.

O ministro do Turismo e Transportes reforça que não é o Estado que está a contribuir para o crescimento do PIB.

"A economia, acho que está a responder. Ainda não está à altura que pretendemos, vamos persistir em fazer tudo o que for possível para melhorar as condições. A mensagem de confiança tem passado pelo privado, que está a investir, porque não é o Estado que está a contribuir para este crescimento do PIB", acrescenta. 

O relatório do Banco Africano de Desenvolvimento diz que o produto interno bruto de Cabo Verde deve crescer 4,1 este ano e 4,8 em 2020. A projecção consta do relatório divulgado esta quinta-feira, que alerta para o peso da dívida pública do arquipélago.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,19 jan 2019 9:55

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  9 out 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.