O número foi avançado sexta-feira, ao final do dia, pelo ministro do Turismo e Transportes, José Gonçalves, para quem a economia está a crescer porque existe um sentimento positivo do sector privado.
"A nossa previsão é de 5 a 5,5%. Como podem imaginar, virar o barco no alto mar não é fácil (...) herdámos uma economia que estava a crescer a uma média de 1% (...) A nossa economia está a crescer porque tem havido um sentimento muito positivo do sector privado, quer empresários nacionais, quer capital directo estrangeiro", explica.
O ministro do Turismo e Transportes reforça que não é o Estado que está a contribuir para o crescimento do PIB.
"A economia, acho que está a responder. Ainda não está à altura que pretendemos, vamos persistir em fazer tudo o que for possível para melhorar as condições. A mensagem de confiança tem passado pelo privado, que está a investir, porque não é o Estado que está a contribuir para este crescimento do PIB", acrescenta.
O relatório do Banco Africano de Desenvolvimento diz que o produto interno bruto de Cabo Verde deve crescer 4,1 este ano e 4,8 em 2020. A projecção consta do relatório divulgado esta quinta-feira, que alerta para o peso da dívida pública do arquipélago.