A comitiva do Presidente desembarcou no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral por volta das 18:00 de ontem e sem prestar declarações aos jornalistas seguiu para uma unidade hoteleira, onde esteve hospedada até às 12:00, horário previsto para a partida delegação angolana aos Estados Unidos.
Já o representante do Governo cabo-verdiano, Fernando Elísio Freire, aproveitou a escala para agradecer, em nome do primeiro-ministro e do Presidente da República, o acordo "de residência a milhares de Cabo-verdianos que vivem em Angola.”
O ministro aproveitou para adiantar ao Chefe de Estado angolano o facto de já ter sido aprovado no parlamento a isenção de visto aos cidadãos angolanos que queiram visitar o arquipélago.
Sobre a ligação aérea entre os dois países, o governante cabo-verdiano avança que haverá perspectivas concretas que a curto ou médio prazo pretendem definir.
“Já estamos a trabalhar neste sentido, as perspectivas são muito boas em se desenvolver relações comerciais e aéreas entre as duas empresas, nomeadamente, a TAAG e a Cabo Verde Airlines”, esclareceu Elísio Freire, lembrando que o assunto é de carácter oficial desde a visita do primeiro-ministro a Angola.
João Lourenço segue viagem ainda este sábado para Nova Iorque, onde, a 27 de Setembro, tomará parte na reunião de alto nível sobre as doenças não transmissíveis, na qual o Chefe de Estado cabo-verdiano já tem presença confirmada, por ocasião da Assembleia Geral das Nações Unidas.