Presidente angolano João Lourenço faz escala em Cabo Verde

PorInforpress, Expresso das Ilhas,22 set 2018 17:36

João Lourenço à chegada a Cabo Verde
João Lourenço à chegada a Cabo Verdeinforpress

O Presidente da República angolano, João Lourenço, foi recebido sexta-feira pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros e ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, na ilha do Sal, de onde seguirá viagem, este sábado, a Nova Iorque, para tomar parte numa reunião de alto nível.

A comitiva do Presidente desembarcou no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral por volta das 18:00 de ontem e sem prestar declarações aos jornalistas seguiu para uma unidade hoteleira, onde esteve hospedada até às 12:00, horário previsto para a partida delegação angolana aos Estados Unidos.

Já o representante do Governo cabo-verdiano, Fernando Elísio Freire, aproveitou a escala para agradecer, em nome do primeiro-ministro e do Presidente da República, o acordo "de residência a milhares de Cabo-verdianos que vivem em Angola.”

O ministro aproveitou para adiantar ao Chefe de Estado angolano o facto de já ter sido aprovado no parlamento a isenção de visto aos cidadãos angolanos que queiram visitar o arquipélago.

Sobre a ligação aérea entre os dois países, o governante cabo-verdiano avança que haverá perspectivas concretas que a curto ou médio prazo pretendem definir.

“Já estamos a trabalhar neste sentido, as perspectivas são muito boas em se desenvolver relações comerciais e aéreas entre as duas empresas, nomeadamente, a TAAG e a Cabo Verde Airlines”, esclareceu Elísio Freire, lembrando que o assunto é de carácter oficial desde a visita do primeiro-ministro a Angola.

João Lourenço segue viagem ainda este sábado para Nova Iorque, onde, a 27 de Setembro, tomará parte na reunião de alto nível sobre as doenças não transmissíveis, na qual o Chefe de Estado cabo-verdiano já tem presença confirmada, por ocasião da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Autoria:Inforpress, Expresso das Ilhas,22 set 2018 17:36

Editado porSara Almeida  em  13 jun 2019 23:22