União Europeia quer mais cientistas cabo-verdianos em projectos europeus

PorExpresso das Ilhas, Lusa,21 nov 2018 15:24

1

Carlos Moedas
Carlos Moedas

O comissário europeu Carlos Moedas anunciou hoje, na cidade da Praia, que os cientistas cabo-verdianos vão poder participar em programas de investigação da União Europeia (UE), normalmente definidos para os Estados-membros, cujo financiamento não tem, para já, qualquer limite.

Carlos Moedas, comissário da União Europeia para a Investigação, Ciência e Inovação, falava aos jornalistas no final de uma audiência com o Primeiro-Ministro, no primeiro de três dias de visita a Cabo Verde.

Um dos momentos altos desta visita é a assinatura de um protocolo, através do qual os cientistas cabo-verdianos vão poder participar em projectos de investigação em instituições europeias e os cientistas europeus participar em projectos no território cabo-verdiano.

"Assinando este acordo, vamos ter concursos públicos, feitos normalmente para os Estados-membros [da União Europeia], mas que também incluem Cabo Verde e Cabo Verde vai poder usufruir do programa de Ciência", disse Carlos Moedas.

O comissário da União Europeia para a Investigação, Ciência e Inovação elogiou o nível dos cientistas cabo-verdianos, que classificou de "excelente", e disse que a questão agora prende-se com a sua preparação para os concursos.

Foi precisamente com cientistas que Carlos Moedas começou o dia, na cidade da Praia, onde participou na abertura oficial do Seminário sobre o Horizonte 2020, na sede da delegação da União Europeia.

Tratou-se de um encontro para "capacitar investigadores cabo-verdianos para a participação em projectos europeus ligados à investigação".

Actualmente, explicou Carlos Moedas, a União Europeia tem quatro projectos com Cabo Verde, através dos quais cinco cientistas têm bolsas da Europa para estudar, viver ou colaborar.

"Estamos a falar de juntar Cabo Verde ao programa de ciência europeu e isso faz-se através de colaboração com instituições, universidades e empresas na Europa", acrescentou.

Carlos Moedas assumiu que, na prática, está a por o seu "peso político" nestes objectivos.

"Estamos aqui porque temos um acordo muito especial com Cabo Verde", referiu.

Para já, não há um número limite de vagas para os cientistas que decidam candidatar-se aos projectos e nem para a verba do programa: "Não queremos um limite. Queremos que a participação de Cabo Verde aumente".

Cabo Verde usufrui de uma verba de 250 mil euros para o programa de ciência. "Queremos ter a ambição de, pelo menos, duplicar. Se triplicarmos, melhor ainda", disse.

Após o encontro com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Carlos Moedas foi recebido pelo Presidente da República.

Na quinta-feira, já no Mindelo, o comissário português vai participar na abertura da conferência ministerial de alto nível "O nosso oceano atlântico para o crescimento e bem-estar". No mesmo dia, e juntamente com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Carlos Moedas irá participar na CV Next Initiative, na Praia de Laginha.

A visita do comissário coincide com a organização da Ocean Week, que começou segunda-feira e se prolonga até sexta-feira.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,21 nov 2018 15:24

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  10 ago 2019 23:22

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.