​Jorge Carlos Fonseca envia mensagem de condolências ao homólogo brasileiro

Jorge Carlos Fonseca
Jorge Carlos Fonseca

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca endereçou ontem uma mensagem de condolências ao seu homólogo do Brasil, Jair Bolsonaro, pela morte de pelo menos 65 pessoas na sequência da rotura da barragem de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Numa nota emitida pela Presidência da República, Jorge Carlos Fonseca manifesta a “profunda tristeza” que vem acompanhando as noticias sobre a tragédia ocorrida na última sexta-feira na barragem do complexo Mina do Feijão, Brumadinho, em Minas Gerais, cuja derrocada já causou várias vitimas mortais e desaparecidos, entre os quais crianças”.

“Neste momento de grande consternação e sofrimento, permita-me que, em nome do Povo de Cabo Verde e em meu nome próprio, enderece a Vossa Excelência, às famílias das vítimas, e ao Povo amigo e irmão do Brasil, as minhas mais sentidas condolências e a nossa profunda solidariedade por este momento tão difícil e doloroso que o seu País está a atravessar”, lê-se.

No mesmo documento, o chefe de Estado manifesta esperança de que os serviços de busca possam encontrar os desaparecidos e augura breve recuperação aos feridos.

Segundo o mais recente balanço oficial divulgado pela Defesa Civil brasileira, o número de mortos subiu para 65, tendo 31 delas sido já identificadas, havendo ainda 279 desaparecidos, 192 pessoas resgatadas, 386 localizadas e 135 desabrigadas.

As buscas por vítimas encontram-se no quarto dia, e, segundo as autoridades, o número de mortes deve aumentar.

A lama proveniente da ruptura da barragem varreu a comunidade local e parte do centro administrativo da empresa mineira Vale, destruindo o refeitório onde se encontrava uma parte dos funcionários.

A rotura da barragem da empresa de mineração Vale, no município de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, ocorreu na sexta-feira e causou uma avalanche de lama e resíduos minerais.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MBA) considerou que a ruptura da barragem em Brumadinho era uma "tragédia anunciada", referindo que já tinha efectuado diversos alertas.

A organização não-governamental salientou que, desde 2015, quando ocorreu uma tragédia semelhante na cidade de Mariana, também no estado de Minas Gerais, que tem vindo a alertar para os riscos na mina em que ocorreu o acidente na barragem e cuja ampliação foi aprovada apesar das advertências.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Rádio Morabeza,29 jan 2019 10:16

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  20 out 2019 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.