Cabo Verde reconhece a legitimidade do Governo de Aristides Gomes na Guiné-Bissau

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,6 nov 2019 16:22

O Governo de Cabo Verde “alinha perfeitamente com a comunidade internacional” e reconhece o executivo de Aristides Gomes como o legítimo da Guiné-Bissau.

A posição de Cabo Verde foi manifestada esta manhã à imprensa pelo ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), que é também tutela da Defesa, Luís Filipe Tavares, após o desfile militar, realizado na Avenida Amílcar Cabral, no Platô, para comemorar o Dia da Defesa Nacional, que se celebra hoje, 06 de Novembro.

O governante disse que Cabo Verde vai continuar a trabalhar para que no quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) seja encontrada rapidamente as soluções para a crise política por que passa a Guiné-Bissau.

Luís Filipe Tavares sublinhou que Cabo Verde alinha com a posição do Conselho de Segurança das Nações Unidas, alegando que esta organização internacional “tem sido muito clara em relação a esta posição”, ressalvando que o alinhamento de Cabo Verde é o da comunidade internacional.

A este propósito, o chefe da diplomacia cabo-verdiana anunciou que a CEDEAO vai ter uma reunião “muito importante” esta sexta-feira em Niamey, no Níger, já que o presidente deste país preside à Cimeira dos Chefes de Estados da comunidade.

A Guiné-Bissau está mergulhada numa crise política institucional, com o Chefe de Estado, José Mário Vaz, a demitir o Governo de Aristides Gomes saído das eleições legislativas recentemente realizadas e a nomear um novo Governo, liderado por Faustino Imbali, dirigente do PRS.

Aristides Gomes e o seu Governo mantêm-se em funções e grande parte da comunidade internacional reconhece o seu executivo como único e legitimo na Guiné-Bissau a quem pedem que organize as eleições presidenciais marcadas para 24 do corrente.

Uma missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental encontra-se na Guiné-Bissau para mediar a crise no país.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,6 nov 2019 16:22

Editado porSara Almeida  em  25 jul 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.