Durante o acto, a Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, expressou a “satisfação e o sentido de compromisso” do país em assumir a presidência da CMJPLOP e, ainda a intenção de continuar a envidar esforços para a consolidação dos objectivos desta reunião internacional e bianual, nomeadamente intensificar a cooperação jurídica entre os países de língua oficial portuguesa.
Durante a sua intervenção e enquanto presidente da conferência, a ministra Janine Lélis, destacou o projecto de convenção para a dispensa de legalização de documentos entre os países da CPLP e, ainda os trabalhos da Comissão para a Harmonização Legislatura.
A Ministra da Justiça e do Trabalho assegurou ainda a continuação do seguimento do projecto PACED, de apoio à consolidação do Estado de Direito.
Cabo Verde apresentou o seu plano de actividades para os próximos dois anos, com foco no combate ao cibercrime nos estados membros, tema central escolhido pela presidência cabo-verdiana.
Os ministros da justiça e os seus representantes oficiais presentes na reunião enalteceram a sua confiança em Cabo Verde, congratulando-se por ter assumido a presidência desta importante conferência internacional.
A XVI Conferência dos Ministros da Justiça dos Países de Língua Portuguesa decorreu na cidade de Santa Maria, ilha do Sal.