​Governo reafirma compromisso de resolver pendências dos professores até 2023

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,9 fev 2022 12:17

O ministro da Educação reafirma o compromisso de resolver as situações pendentes da classe docente até ao exercício orçamental de 2023. Amadeu Cruz, que discursava hoje no parlamento, diz-se aberto ao diálogo.

As declarações da tutela da pasta da educação foram proferidas no início do debate parlamentar sobre o sistema educativo, proposto pelos deputados da UCID. O governante garante não ter uma visão divisionista nem sectária da gestão global do ministério que tutela, pelo que procura promover a transparência e a equidade.

“As justas reivindicações dos professores são compreendidas pelo Ministério da Educação e asseguramos aqui que tudo faremos para honrar os compromissos assumidos e constantes dos memorandos celebrados com os sindicatos. E esperamos reunir e concretizar condições orçamentais para cumprir o cronograma de resolução dessas pendências até o exercício orçamental de 2023”, assegura.

Amadeu Cruz diz que mais de 1700 professores beneficiaram das medidas de resolução de pendências publicadas em 2021, com um impacto orçamental superior a 700 mil contos.

Sobre o funcionamento global do sistema, o ministro destaca o funcionamento das escolas com a totalidade dos professores desde o início das aulas, a actividade normal do transporte escolar, as cantinas que garantem uma refeição quente a mais de 100 mil alunos do pré-escolar e do ensino básico, assim como o programa de bolsas de estudo para estudantes universitários que beneficia mais de 3.600 estudantes, com um impacto orçamental de mais de 532 mil contos.

“O Ministério da Educação está empenhado na realização do bem comum, com foco na realização da sua missão de proporcionar condições de funcionamento do sistema educativo que garanta qualidade do ensino, a inclusão educativa e ao mesmo tempo a racionalização dos recursos colocados à sua disposição, procurando equilíbrio e visando o progresso almejado por todos”, refere.

“Assim, está em curso a reforma do sistema de ensino, com a finalidade de elevar a qualidade do ensino e com a ambição da integração de Cabo Verde nos rankings internacionais, nomeadamente no quadro do programa internacional de avaliação de alunos, tendo sido mobilizado o engajamento do Banco Mundial através de uma linha de crédito já na fase final de negociação”, diz.

Ainda no capítulo da qualidade, a tutela aponta a criação de melhores condições de trabalho para a classe docente, especialmente na formação e capacitação permanente dos mesmos, através da implementação do programa nacional de formação de professores que contempla a formação contínua para o reforço do conhecimento em matérias como a literacia digital, novas tecnologias educativas e ensino à distância e metodologias de ensino para pessoas com deficiência.  

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,9 fev 2022 12:17

Editado porA Redacção  em  29 out 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.