“A confiança foi restaurada, por isso é que temos o retorno do turismo, com taxas de ocupação que rondam no Sal e na Boa Vista os 67, 69%, hoje. Com a tendência positiva para o turismo de verão”, afirmou Ulisses Correia e Silva, ao intervir na Assembleia Nacional, na Praia, durante o debate mensal no parlamento.
“E, brevemente, restrições que constam da situação de contingência serão levantadas, se tudo permanecer com a tendência que temos hoje”, disse ainda.
Cabo Verde atingiu um pico diário de cerca de 1.400 novos infetados com COVID-19-19 num único dia em Janeiro, já com a nova variante Ómicron a circular no arquipélago, chegando então a registar mais de 7.000 casos activos. A situação melhorou rapidamente a partir da segunda semana de Janeiro, chegando este mês a vários dias sem novos casos e hoje apenas 15 casos ativos.
Desde o início da pandemia de covid-19, em Março de 2020, Cabo Verde contabilizou 401 mortos por complicações associadas à doença, 55.870 casos acumulados e 55.403 considerados recuperados.
O Governo cabo-verdiano prorrogou por mais 15 dias a situação de contingência em todo o país devido à pandemia de covid-19 e não decretou a habitual tolerância de ponto no período festivo do Carnaval. A decisão, com efeito desde 19 de Fevereiro, foi tomada em reunião extraordinária do Conselho de Ministros, constatando “que as razões de fundo que levaram a que fosse decretada a situação de contingência em todo o território nacional ainda se mantêm”.