José Maria Neves fez estas declarações à Inforpress, num balanço da visita de trabalho ao Senegal, que terminou esta quarta-feira.
“Foi uma extraordinária visita, ultrapassou as minhas expectativas, conseguimos discutir toda a problemática da integração regional e também a questão da União Africana e toda a questão das relações bilaterais, Cabo Verde quer uma inserção mais competitiva no espaço da CEDEAO”, refere.
O Presidente da República, sublinha a vontade dos dois chefes de Estado “em tudo fazer” para o reforço das relações bilaterais, nos planos cultural e económico, bem como das ligações marítimas e aéreas.
“As ligações marítimas entre Praia e Dacar são essenciais e devemos ver também como alargar outros projectos a Cabo Verde, e como a CEDEAO pode também aproveitar da localização geoestratégica do arquipélago para o seu próprio crescimento e competitividade”, destaca.
Neves diz que convidou o Presidente do Senegal, Macky Sall, para visitar Cabo Verde ainda este ano enquanto presidente da União Africana, “para partilhar com os cabo-verdianos os assuntos e temáticas que dizem respeito ao continente africano”.