A Presidência da República informou esta terça-feira que José Maria Neves parte hoje para Luanda, para assistir à cerimónia de investidura de João Lourenço, marcada para o dia seguinte.
“O mais alto magistrado da Nação vai, assim, testemunhar esse momento alto da democracia angolana e que constituirá mais uma oportunidade para continuar a aprofundar as excelentes relações de amizade, solidariedade e cooperação entre os nossos países e povos, mas também a nível multilateral”, perspectivou a mesma fonte.
João Lourenço foi um dos chefes de Estados presentes na cidade da Praia para assistir à posse de José Maria Neves como Presidente da República de Cabo Verde, que aconteceu em 09 de Novembro de 2021.
Em Janeiro, José Maria Neves fez uma visita de Estado a Angola, a primeira deslocação do género ao exterior desde que assumiu funções, a convite do seu homólogo.
De Angola, prosseguiu, o Presidente da República segue para os Estados Unidos da América, onde participará na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em 20 de Setembro, e visitará a comunidade cabo-verdiana na região da Nova Inglaterra.
Segundo a acta de apuramento final das eleições gerais de 24 de Agosto, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e o seu candidato, o Presidente cessante, João Lourenço, venceram com 51,17% dos votos, seguindo-se a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), com 43,95%.
Com estes resultados, o MPLA elegeu 124 deputados e a UNITA 90 deputados, quase o dobro das eleições de 2017.
A UNITA e a Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), que não elegeu qualquer deputado, contestaram os resultados, mas o Tribunal Constitucional negou provimento aos recursos e validou, na semana passada, os resultados definitivos das eleições.
João Lourenço, reeleito Presidente de Angola para os próximos cinco anos, toma posse na quinta-feira e depois seguem-se os deputados eleitos.