Angola: José Maria Neves na tomada de posse de João Lourenço

PorExpresso das Ilhas, Lusa,14 set 2022 7:33

​O Presidente da República, José Maria Neves, vai assistir à cerimónia de posse do seu homólogo angolano, João Lourenço, na quinta-feira, esperando aproveitar a oportunidade para continuar a aprofundar as relações dos dois países.

A Presidência da República informou esta terça-feira que José Maria Neves parte hoje para Luanda, para assistir à cerimónia de investidura de João Lourenço, marcada para o dia seguinte.

“O mais alto magistrado da Nação vai, assim, testemunhar esse momento alto da democracia angolana e que constituirá mais uma oportunidade para continuar a aprofundar as excelentes relações de amizade, solidariedade e cooperação entre os nossos países e povos, mas também a nível multilateral”, perspectivou a mesma fonte.

João Lourenço foi um dos chefes de Estados presentes na cidade da Praia para assistir à posse de José Maria Neves como Presidente da República de Cabo Verde, que aconteceu em 09 de Novembro de 2021.

Em Janeiro, José Maria Neves fez uma visita de Estado a Angola, a primeira deslocação do género ao exterior desde que assumiu funções, a convite do seu homólogo.

De Angola, prosseguiu, o Presidente da República segue para os Estados Unidos da América, onde participará na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em 20 de Setembro, e visitará a comunidade cabo-verdiana na região da Nova Inglaterra.

Segundo a acta de apuramento final das eleições gerais de 24 de Agosto, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e o seu candidato, o Presidente cessante, João Lourenço, venceram com 51,17% dos votos, seguindo-se a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), com 43,95%.

Com estes resultados, o MPLA elegeu 124 deputados e a UNITA 90 deputados, quase o dobro das eleições de 2017.

A UNITA e a Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), que não elegeu qualquer deputado, contestaram os resultados, mas o Tribunal Constitucional negou provimento aos recursos e validou, na semana passada, os resultados definitivos das eleições.

João Lourenço, reeleito Presidente de Angola para os próximos cinco anos, toma posse na quinta-feira e depois seguem-se os deputados eleitos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,14 set 2022 7:33

Editado porA Redacção  em  4 jun 2023 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.