José Maria neves defende o reforço das relações económicas entre Angola e Cabo Verde.
"Ver mais empresários angolanos em Cabo Verde em outros sectores, como é o sector do turismo, e também a possibilidade de empresários cabo-verdianos que queiram investir em Angola. Estabelecer parcerias, buscar formas de um trabalho comum para reforçar efectivamente as relações económicas empresariais entre os dois países", explica.
Por sua vez, o Presidente de Angola refere que o seu país está a negociar com Cabo Verde a cedência de terras para produção agrícola em território angolano.
“Com Cabo Verde estamos a dar passos muito concretos, começamos como o sector dos transportes, mas não queremos ficar por aí, vamos estender a outras áreas, talvez acrescentar também que, nós estamos a negociar, há algum tempo, a cedência de terras em Angola para que Cabo Verde possa desenvolver agricultura, com fins de exportação para Cabo Verde. Isto ainda não é uma realidade, mas nós vamos renovar este desejo, esta intenção. Acreditamos que muito brevemente este desejo comum dos dois países vai ser realizado", avança.
A comissão bilateral entre Cabo Verde e Angola não se reunia há cerca de 14 anos. Da reunião de hoje, destaque para a assinatura de instrumentos de cooperação nas áreas do transporte marítimo e aéreo, em acto previsto para esta tarde.
João Lourenço está desde ontem em Cabo Verde para uma visita de quatro dias.
Esta tarde, o presidente angolano fará uma intervenção numa sessão especial do parlamento, a convite do presidente da Assembleia Nacional.
Lourenço manterá um encontro com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, ocasião em que se realizará a assinatura dos acordos de cooperação.