Presidente de Angola recebe mais elevada distinção cabo-verdiana

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,15 mar 2022 23:24

Presidente de Angola condecorado com o Primeiro Grau da Medalha Amílcar Cabral
Presidente de Angola condecorado com o Primeiro Grau da Medalha Amílcar Cabral(Rádio Morabeza)

O Presidente da República, José Maria Neves, condecorou esta terça-feira o homólogo angolano, João Lourenço, com a maior distinção honorífica atribuída em Cabo Verde, o Primeiro Grau da Medalha Amílcar Cabral. A cerimónia foi realizada no Palácio do Povo, no Mindelo, no final de um dia de visita do chefe de Estado angolano a São Vicente.

Neves justificou a condecoração como um reconhecimento do contributo do presidente angolano “numa melhor inserção da comunidade cabo-verdiana em Angola e pela sua liderança na construção da paz na sub-região e em África, no seu todo”.

O Presidente enalteceu a “a intensidade” das relações entre os dois países e destacou as oportunidades de cooperação nas diferentes áreas.

“É minha firme convicção que o caminho que temos que seguir, outro não é, que não o do aprofundamento constante e da conquista de etapas cada vez mais ousadas e à altura deste nosso desígnio comum de estar juntos e construir juntos. O contributo de vossa excelência, traduzido em passos muito firmes, tem-se, na verdade, revelado determinante, o que constitui um exemplo muito claro do quanto, também nas relações entre estados, a palavra e a orientação certa, no momento certo, fazem a diferença e impulsionam o curso das acções”, afirmou.

José Maria Neves pediu convergência entre os dois países, para a defesa de interesses comuns.

“Juntos, cabo-verdianos e angolanos, temo-nos batido por um mundo melhor, sabemos o quanto custa a liberdade", declarou.

Na mesma linha, o presidente de Angola disse-se “honrado” com a condecoração e assegurou a disponibilidade de Angola para o aprofundamento das relações de cooperação com o arquipélago.

“Esta distinção vai servir de estímulo para que prossigamos os esforços tendentes a estreitar os laços que nos unem a Cabo Verde, em favor do progresso, do crescimento económico e do bem-estar das populações”, garantiu.

Chaves do município

Também esta quinta-feira, durante a manhã, João Lourenço recebeu as chaves da cidade do Mindelo. A cerimónia foi realizada nos Paços do Concelho. No acto, o autarca mindelense, Augusto Neves, destacou a importância do reforço das relações entre Cabo Verde e Angola, sobretudo na mobilização de investimento para São Vicente. O gesto simbólico revestiu-se de grande significado, segundo o presidente angolano.

“Vir a São Vicente é uma oportunidade para pagar uma dívida com os são-vicentinos. O rol dos amigos cabo-verdianos que tenho, alguns deles daqui de São Vicente, e nunca perdoaram o facto de eu me ter esquecido sempre de São Vicente nas minhas deslocações a Cabo Verde”, notou.

O chefe de Estado angolano cumpriu em São Vicente o terceiro dia de visita a Cabo Verde, depois de ter estado na cidade da Praia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,15 mar 2022 23:24

Editado pormaria Fortes  em  29 nov 2022 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.