Guarda Costeira na Brava a partir de 15 de Novembro

PorAndre Amaral,25 out 2022 8:51

A ministra da Defesa, Janine Lélis, anunciou que a o destacamento da Guarda Costeira vai estar instalado na Brava a partir do próximo dia 15 de Novembro.

Segundo a ministra, em declarações à margem das comemorações dos 70 anos da ONU, o Ministério da Defesa Nacional está a fazer "todos os esforços para que realmente consigamos implementar a unidade naval e o destacamento da Guarda Costeira a partir de dia 15 de Novembro".

Assegurando que o governo, os deputados e a população têm todos o mesmo interesse, Janine Lélis esclareceu que, no entanto, "há uma diferença. Nós temos de executar e a execução leva tempo. Foi preciso enviar uma equipa à Brava para fazer uma análise, para fazer um estudo que nos mostrou a importância da planificação, da construção de depósitos de combustível para poder fornecer combustível à embarcação que vai ficar lá, um estudo que mostrou tudo o que é necessário para que quando chegarmos lá possamos prestar um bom serviço".

A Guarda Costeira, salientou ainda a ministra da Defesa, vai trabalhar "em apoio das autoridades médicas que têm a competência de fazer a evacuação e devo repetir que isto é o cumprimento daquilo que estava no Plano Estratégico de desenvolvimento da Guarda Costeira que tem um horizonte de 2017 a 2027".

As declarações de Janine Lélis surgem na sequência da conferência de imprensa realizada ontem pelo PAICV em que o deputado Clóvis Silva, eleito pelo círculo eleitoral da Brava, denunciou a situação dos transportes marítimos de carga e passageiros na Brava, bem como a estado das evacuações de doentes do Centro de Saúde da Brava para o Hospital Regional e reclamou dignidade.

No passado dia 22 de Outubro, numa audição parlamentar, em sede da Comissão Especializada dos Assuntos Jurídicos, Direitos Humanos e Comunicação Social, a ministra tinha anunciado que o Estado está a trabalhar para "a estadia permanente" de uma equipa da Guarda Costeira na ilha Brava, para apoiar em diversas operações.

"Eu quero dizer que o Ministério da Defesa e o Estado Maior das Forças Armadas estão empenhados em materializar esta realização, já prevista no plano estratégico da Guarda Costeira.Isso para dizer que toda a nossa energia, empenho e esforço estão sendo feitos para garantir que esta unidade naval seja colocada e implementada mais o rápido possível", garantiu na altura a governante.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Andre Amaral,25 out 2022 8:51

Editado porAndre Amaral  em  16 jul 2023 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.