EUA reforçam em Cabo Verde compromisso em “parceria para o futuro” com África

PorExpresso das Ilhas,22 jan 2024 16:53

Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, assegurou, hoje, na Praia, que o seu país está “completamente empenhado” em construir e reforçar uma “parceria de futuro” com o continente africano e que Cabo Verde é uma porta para muitos países.

“Esta é uma parceria baseada, fundamentalmente, na partilha de valores, assim como partilha de interesses”, prosseguiu, sublinhando o “extraordinário facto” de Cabo Verde ser o primeiro país a completar dois pacotes do MCC e ter sido selecionado para um terceiro, que vai focar-se n conectividade regional, integração e reforçar os laços económicos entre os países na costa ocidental de África.

Saúde e segurança sanitária, economia azul, mas também segurança são outras das áreas que o chefe da diplomacia norte-americana sublinhou na relação com Cabo Verde.

Blinken elogiou Cabo Verde pela sua estabilidade na região da África Ocidental, mas também pelas suas posições em questões sensíveis a nível internacional, como a invasão russa da Ucrânia.

Esta foi a primeira visita do género do secretário de Estado dos EUA a Cabo Verde, para reforçar a parceria entre os dois países.

A visita de Blinken acontece pouco tempo depois de Cabo Verde ter sido certificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como país livre de malária e depois de ter sido indicado para um terceiro programa de financiamento do MCC.

O MCC, agência governamental independente dos EUA, anunciou em dezembro que Cabo Verde foi considerado elegível para um terceiro "compacto" de ajuda pública ao desenvolvimento, destinado à integração económica regional, com valores a definir.

A passagem pelo Estado lusófono dá início a um périplo de Blinken por África, que inclui Costa do Marfim (dia 23), Nigéria (dia 24) e Angola (dias 25 e 26), num contexto em que os Estados Unidos procuram marcar posições face a avanços da Rússia e China no continente.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,22 jan 2024 16:53

Editado porAndre Amaral  em  14 jul 2024 23:29

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.