Cabo Verde eleito vice-presidente da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas

PorExpresso das Ilhas,3 jun 2025 18:11

O ministério dos Negócios Estrangeiros anunciou que Cabo Verde foi eleito, esta segunda-feira, 2 de Junho, para uma das vice-presidências da 80ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), em sessão plenária realizada na sede da ONU, em Nova Iorque. A reunião contou com a participação da Representante Permanente de Cabo Verde junto das Nações Unidas, embaixadora Tânia Romualdo.

A sessão, presidida pelo actual presidente da 79ª AGNU, teve como objectivo principal a eleição do novo presidente e dos vice-presidentes da próxima sessão da Assembleia. O processo decorreu de acordo com o princípio da rotatividade regional, que visa assegurar uma representação geográfica equilibrada nas estruturas de liderança da ONU.

Para a presidência da 80ª sessão, foi eleita Annalena Baerbock, antiga ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, tornando-se assim a quinta mulher a assumir a liderança da AGNU em 80 anos de existência das Nações Unidas.

No seu discurso de aceitação, Baerbock destacou como prioridades do seu mandato a aceleração da acção climática, a promoção da inclusão global, a representação equitativa de todas as regiões nos processos decisórios e o avanço das reformas institucionais dentro da ONU.

Após a eleição da presidente, a Assembleia procedeu à escolha dos vice-presidentes, também com base em critérios de distribuição regional. Cabo Verde foi um dos países seleccionados para ocupar uma das vice-presidências, reforçando o seu compromisso com o multilateralismo e a diplomacia internacional.

O mandato da nova liderança da AGNU, incluindo o da presidente Annalena Baerbock e dos vice-presidentes, terá início a 9 de Setembro de 2025.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,3 jun 2025 18:11

Editado porAndre Amaral  em  5 jun 2025 16:20

pub.

Rotating GIF Banner

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.