Últimos posts da blogosfera das Ilhas

 


Esquina do Tempo / A Educação que Queremos

É com satisfação que anuncio, para o início do próximo ano lectivo, a publicação do meu novo livro: Repensar a Educação – Educar é Reinventar o Futuro.   A capa traz uma pintura do artista Tutu Sousa: um rosto sereno, olhos abertos, gesto de espera e promessa.


Em cima / Responsabilidade de salvaguarda das instituições no respeito pela ordem constitucional

Ao longo das últimas semanas à volta das comemorações do dia nacional de Cabo Verde, o 5 de Julho, repetiu-se sempre uma pergunta em entrevistas, reportagens e pronunciamentos públicos: se valeu a pena a independência.


Em cima / Acabar com o confronto entre o crioulo e o português

Controvérsias à volta do ensino da língua cabo-verdiana continuam.


Esquina do Tempo / Corsino Fortes: Dez Anos de Saudade do Poeta da Utopia

Assinala-se este mês o décimo aniversário da morte de Corsino Fortes, ocorrida a 24 de Julho de 2015.


Esquina do Tempo / Kiki Lima: um amigo, um artista, um legado

Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento de Kiki Lima, pintor maior de Cabo Verde e meu colega de infância, aos 72 anos.


Em cima / Democracia e a não promoção da verdade

Segundo a autora do livro “Democracia e Verdade: Uma Breve História”, Sophia Rosenfeld, a democracia insiste na ideia de que a verdade é simultaneamente importante e ninguém pode dizer definitivamente o que ela é”. Para a historiadora isso significa que há uma tensão intrínseca à democracia que não é passível de solução porque ninguém detém a verdade e é sempre possível debater na busca por uma representação mais próxima da realidade.Da dinâmica gerada vem tudo o que permite a evolução de ideias e mudanças culturais, garantindo estabilidade e capacidade de adaptação aos novos tempos.Complica-se tudo quando surgem forças que procuram resolver a tensão própria das democracias impondo a sua verdade, criando instabilidade e incapacidade de resposta adequada da sociedade no seu todo aos desafios circundantes por falta de espírito crítico e de cultura de debate.


Esquina do Tempo / Confettis para Uns, Engasgos para Outros

Imagem gerada pela IA     No cinquentenário da independência, o Presidente da República não poupou elogios à diáspora.


Esquina do Tempo / Educação Inclusiva: Construir Pontes, Não Barreiras

Homenagem à Professora Gabriela Lopes da Silva Mariano (Santiago, 1935 –)     A educação inclusiva é mais do que uma meta a alcançar – é um compromisso inadiável com a dignidade humana, a equidade e o desenvolvimento sustentável.


Esquina do Tempo / ‘ THAT’S WHO I AM’ | «É ISSO QUE EU SOU»

Lucy Rose     Nova lei em Rhode Island permite corrigir a raça nas certidões de nascimento   Antonia Noori Farzan Providence Journal | USA TODAY NETWORK   Lucy Rose nasceu numa família orgulhosamente cabo-verdiana em Providence, nos anos 1950.   Décadas depois, ao solicitar a sua certidão de nascimento completa, ficou chocada ao descobrir que a sua raça estava registada como «Negra».   Não era apenas o termo antiquado e as suas conotações negativas que a incomodavam.


Esquina do Tempo / A vida dos livros - "A Construção da Identidade Nacional"

De  7 a 13 de julho de 2025     Passam 50 Anos depois da Independência de Cabo Verde e relemos “A Construção da Identidade Nacional – Análise da Imprensa entre 1877 e 1975” (Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, Praia, 2006) de Manuel Brito-Semedo.   UMA IDENTIDADE ESPECIAL   Sentimos o pulsar de uma sociedade que se afirma e de uma nação que nasce. “A identidade cabo-verdiana não poderia ter sido decretada por nenhum poder: foi, como aconteceu com todos os povos, o resultado final de muitas interações…”.


Em cima / Celebrar o 5 de Julho com um olhar de esperança no futuro

Nas vésperas do feriado nacional de 5 de Julho que no corrente ano corresponde ao 50º aniversário da Independência percebe-se que as celebrações continuam subordinadas a uma narrativa única da história de Cabo Verde.


Esquina do Tempo / Um sobressalto cívico

Guilherme d’Oliveira Martins   Publicado a 08 Jul 2025   (…)   E destaco os cinquenta anos da independência de Cabo Verde ocorridos no passado dia 5.


Em cima / O Partido Único em Cabo Verde - Um Assalto à Esperança

O Partido Único em Cabo Verde Um Assalto à Esperança hh A memória do passado é fundamental para se compreender o presente e visionar o futuro.


Esquina do Tempo / Cultivar o Humor

Costuma dizer‑se que o humor é filho da inteligência.


Em cima / Com outra atitude os 50 anos podiam ter sido outros

O Banco Mundial no seu último relatório de actualização económica de Cabo Verde datado de 23 de Junho voltou a chamar a atenção para os riscos para o crescimento do país nos próximos anos.


Esquina do Tempo / Os 50 anos da independência de Cabo Verde – "E o Resto é História"

No dia 5 de Julho de 1975, faz agora 50 anos, deu-se a independência de Cabo Verde.


Esquina do Tempo / O Sonho e o Silêncio: As Duas Faces do 5 de Julho

A 5 de Julho de 1975, Cabo Verde tornou-se independente.


Esquina do Tempo / Antes da Bandeira – A Literatura Cabo-Verdiana às Portas da Independência

A conferência Antes da Bandeira – A Literatura Cabo-Verdiana às Portas da Independência propõe uma reflexão sobre o papel estruturante da literatura na formação da identidade nacional cabo-verdiana antes da independência de 1975.


Em cima / Cuidar da imagem do parlamento reflecte-se na democracia

A última sessão da Assembleia Nacional, logo no primeiro dia de trabalho, foi palco de um espectáculo insólito à volta da substituição de deputados que acabou por prolongar-se por todo o período de manhã.


Esquina do Tempo / Nabos no poder, tomates no mercado

Imagem gerada pela IA     Diz-se, em jeito de desabafo popular, que estamos a viver num tempo de nabos – e não apenas nos campos da agricultura.