UCCLA estende prazo de candidaturas para 3ª edição do Prémio Literário

PorExpresso das Ilhas,12 fev 2018 10:28

Estava previsto encerrar a 31 de Janeiro de 2018 mas a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, organizadora do concurso Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, decidiu prorrogar a data final para entrega de candidaturas ao prémio literário que instituiu em 2016 e que já vai na sua 3ª edição.

Passa para 28 de Fevereiro a data limite para entrega das obras candidatas, sendo que podem concorrer indivíduos de qualquer nacionalidade, desde que fluentes em língua portuguesa. Quanto a limites de idade, o regulamento do concurso apenas aponta a idade mínima que é de 16 anos ficando entretanto a atribuição de prémios a menores de 18 anos sujeita a apresentação de uma declaração de aceitação por parte dos respectivos titulares do poder paternal.

As obras candidatas podem ser de poesia ou ficção (romance, novela e conto) e os candidatos têm que ser novos escritores, isto é, não terem ainda obra publicada.

Iniciativa conjunta da UCCLA, da Editora A Bela e o Monstro e do Movimento 2014, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, este concurso pretende contribuir para o surgimento de novos escritores e novas obras literárias em língua portuguesa.

Na sua 1ª edição, o Prémio Literário UCCLA foi atribuído a “Era uma vez um Homem” de João Nuno Rodrigues Pacheco Guimarães Azambuja, de Portugal. Foram ainda atribuídas duas menções honrosas para autores do Brasil.

Na 2ª edição coube a distinção ao brasileiro Thiago Rodrigues Braga pela obra “Diário de Cão” e a única menção honrosa atribuída foi também a um autor brasileiro, desta com uma obra poética.

Integram o júri permanente do concurso os portugueses José Pires Laranjeira e Isabel Pores Lima, o brasileiro António Carlos Secchin, o angolano José Luís Mendonça, Inocência Mata de São Tomé e Príncipe, Germano Almeida de Cabo Verde e ainda representantes da UCCLA, da editora A Bela e o Monstro e da Biblioteca Nacional do Brasil.

Entre a primeira e a segunda edição, o Prémio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa soma cerca de 1222 candidaturas.

O regulamento desta 3ª edição está disponível aqui.  

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,12 fev 2018 10:28

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  11 jan 2019 3:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.