Mindelact: Bodas de prata num festival que é ouro

PorNuno Andrade Ferreira,27 out 2019 8:45

Está à porta o 25º Festival Internacional de Teatro do Mindelo. A edição bodas de prata do Mindelact decorre de 6 a 16 de Novembro.

Onze dias, 72 espectáculos, 50 companhias, 13 países. Centena e meia de artistas, cabo-verdianos e estrangeiros, vão passar pelos diferentes palcos que compõem a programação, num Mindelact especial, que marca os 25 anos do maior evento teatral das ilhas, referência das artes cénicas no continente africano. 

“Quisemos fazer uma edição especial, porque não é todos os anos que se comemoram 25 anos de um evento cultural, mais ainda em Cabo verde. Então, nesta edição quisemos fazer algo bastante especial, uma programação reforçada”, explica João Branco, presidente da Associação Mindelact. 

Além de Cabo Verde, passarão por Mindelo grupos de Portugal, Espanha, Brasil, República Checa, Alemanha, Japão, Itália, Angola, França, Guiné-Bissau, Dinamarca e Estados Unidos. 

Todos os anos, o Mindelact é palco de várias premieres, mas este ano o número é mais expressivo, com nove estreias absolutas, duas das quais no Palco 1 (Centro Cultural do Mindelo) e cinco no Palco 2 (ALAIM) – mais de metade dos espectáculos do palco 2 serão apresentados ao público pela primeira vez.

“É uma grande confiança artística entre nós e quem propõe o espectáculo. Quando um grupo ou um artista estreia mundialmente um espectáculo no Mindelact, ele leva também o nome do festival para todos os outros lugares onde o espectáculo for apresentado, porque vai estar escrito que estreou em Cabo Verde”, refere João Branco. 

A programação oficial completa foi revelada no início do mês. “Bella Figura”, da dramaturga francesa Yasmina Reza, encenada pelo actual director artístico do Teatro Nacional de São João (TNSJ, Portugal), Nuno Cardoso, terá honras de abertura, a 6 de Novembro (Palco 1), naquela que será a primeira apresentação de um teatro nacional em Cabo Verde, no quadro do festival. 

O TNSJ, que há dois meses assinou um protocolo de cooperação com o Ministério da Cultura, trará outra produção a São Vicente, esta em estreia: “Achadiço” (Palco 2, dia 07/11). 

Numa altura em que o combate ao consumo excessivo de álcool está no topo da agenda, o Mindelact não esquece a problemática, colocando-a como tema transversal do Off (pátio do Centro Cultural do Mindelo), palco aberto exclusivamente às companhias nacionais. Em parceria com a campanha “Menos Álcool, Mais Vida”, da Presidência da República, o Off propõe cinco espectáculos em torno do alcoolismo. 

Marca maior da agenda cultural cabo-verdiana, o Mindelact, ao longo das 24 edições já realizadas, permitiu apresentar em Cabo Verde produções teatrais que de outra forma dificilmente pisariam palcos nacionais. A exigência e o eclectismo da programação, ano após ano, ajudaram a formar um público exigente, reconhecido pela organização. 

“Temos um público no Mindelo extraordinariamente bem preparado para ver espectáculos deste género, por causa do Mindelact. Sabe estar, ver, reagir, analisar, isso, devemos muito ao festival”, comenta João Branco.

Teatro na Praça, Teatrolândia e Performances ajudam a compor a programação, que inclui também as habituais oficinas, ministradas gratuita­mente. Este ano estarão disponíveis nove oportunidades formativas, com propostas tão variadas como “teatro do gesto”, pelo checo Radim Vizvary, ou “acrobacias em família”, por Leo Lobo (Itália). 

“São artistas de renome internacional e é importante também, mais uma vez, sublinhar que todas as oficinas são gratuitas, oferecidas aos interessados. Estive recentemente num festival na República Checa onde as oficinas eram pagas e muito bem pagas: custavam cerca de 200 euros”, destaca o presidente da Associação Mindelact.

À semelhança de anos anteriores, a Praia recebe uma extensão do festival, com uma selecção de espectáculos a serem apresentados na capital, depois de passaram por São Vicente. 

O Mindelact tem o patrocínio do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, Câmara Municipal de S. Vicente, Cooperação Portuguesa e várias empresas nacionais. 

Os bilhetes já estão disponíveis, em regime de pré-venda. A programação completa está disponível em mindelact.org.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 934 de 23 de Outubro de 2019

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Nuno Andrade Ferreira,27 out 2019 8:45

Editado porAndre Amaral  em  14 jul 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.