Segundo Abraão Vicente, este ano desenharam um modelo de financiamento diferente dos outros anos, para elevar o nível de Carnaval da Praia.
“Este ano decidimos trabalhar directamente com os grupos e não com a Câmara Municipal, durante os últimos três anos transferíamos o valor de 800 contos a Câmara da Praia como ajuda para premiar os grupos, e este ano queremos criar o projecto de empoderamento dos grupos a partir das suas comunidades”.
Abraão Vicente disse que este ano vão disponibilizar a cada grupo de Carnaval da Praia um montante de 200 mil escudos, mas que estão a trabalhar ainda um outro financiamento que pode duplicar este valor.
“Queremos criar um projecto social em cada um dos bairros ligado a cada grupo de Carnaval, temos uma avenida que a Câmara Municipal conseguiu criar que oferece todas as condições para o desfile do Carnaval”, indica o governante, frisando que ao Carnaval da Praia falta muito mais do que o financiamento, mas sim uma organização detalhada.
Para Abraão Vicente, a cidade da Praia tem todas as condições para ter um bom Carnaval. “Acreditamos que na cidade da Praia pelo nível da população, pela vontade crescente e pelo trabalho que a Câmara da Praia tem estado a fazer e pela vontade dos grupos chegamos numa altura em que é inevitável que o Ministério da Cultura seja parte do processo, não só na organização mas sim no processo do empoderamento dos grupos e perspectivamos que o Carnaval deste ano terá mais qualidade, mas a partir do próximo ano, os grupos da Praia terão outro brilho na avenida”.
O governante avisou que em São Vicente, o LIGOC SV recebeu cinco mil contos para distribuir aos grupos. “Este ano os grupos de São Vicente vão receber menos, com a entrada de mais um agrupamento, e em São Nicolau manteve o montante de 800 mil escudos a cada grupo”.
José Gomes, presidente do Vindos d`África que falou em nome dos grupos disse que a principal preocupação que a preocupação de todos neste momento, é com o financiamento. “Há uma discrepância enorme em relação aos grupos das outras ilhas como São Vicente e São Nicolau”.
Em relação ao apoio da Câmara da Praia avançou que já receberam 600 contos e que o valor total é de 800 contos. E que da parte do Ministério da Cultura cada grupo vai receber 100 contos.
De salientar que este ano estará na avenida sete grupos oficiais: Vindos D`África, Maravilhas do Infinito, Samba Jó, Vindos do Mar, Estrela da Marinha, Bloco Afro Abel Djassi e Deusa do Amor.