Segundo o MCIC, o programa “EnPalco100Artistas” tem como objectivo central a transferência directa de rendimento para os artistas e criadores com residência fixa em Cabo Verde, que vivem exclusivamente da arte e que devido às medidas de contingência e confinamento viram canceladas as suas actividades profissionais e artísticas, ou seja, fonte de rendimento".
O foco do programa, conforme a mesma fonte é escolher, de 6 a 12 deste mês, 100 artistas, para actuações e performances em áreas artísticas como artes plásticas, dança, música, teatro, stand up comedy e slam poesia /literatura, agregá-las numa plataforma e disponibilizá-las online, de forma gratuita.
O Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas vai disponibilizar o montante de dez mil escudos para cada actuação/performance.
Caso o artista beneficie de qualquer outra prestação atribuída pelo Estado de Cabo Verde, durante a vigência das medidas restritivas adoptadas no âmbito da pandemia da COVID-19, terá direito apenas a 60% do montante previsto no ponto anterior.
Devido à pandemia de COVID-19 e medidas restritivas tomadas para a travar, vário eventos culturais foram cancelados, deixando os muitos artistas em situação de vulnerabilidade económica.