Livro “Disbanderadu”, de Carlos Mourão apresentado em Portugal

PorDulcina Mendes,3 jun 2021 12:29

O livro “Disbanderadu”, de Carlos Mourão, será apresentado esta sexta-feira, 4, no Centro Cultural de Cabo Verde, em Portugal. Trata-se de uma obra bilingue português/crioulo cabo-verdiano.

Segundo uma nota enviada pela embaixada de Cabo Verde em Portugal, este livro é fruto de miscigenação “de um povo, uma nação, onde o autor prioritariamente vinca e deixa bem claro o conceito de diglossia”. 

Nesta obra, o autor desconstrói e desmistifica o desequilíbrio que existe na relação entre as duas línguas. “Na tecedura das suas líricas/poemas, o autor reivindica com espírito leve, livre e clarificado, e inconformista, e contesta com gritos de revolta, reclamando injustiça social, indagando e questionando relações humanas, seus propósitos e suas razões de ser”, indica a mesma fonte.

Por outro lado a mesma fonte conta que o autor encanta com narrativas de amores e desamores, numa metalinguagem incorporada em simbiose, recorrendo a "line art", técnica de ilustração em que o próprio autor desenha e redesenha contornos, paisagens, traçados, esboços, silhuetas, numa convergência plena em sintonia, retratado em rimas metricamente ritmado e entrelaçado.

A apresentação da obra estará a cargo da jornalista Paula Martins, e haverá declamação de poemas e surpresas musicais.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,3 jun 2021 12:29

Editado porAndre Amaral  em  16 jun 2021 23:21

pub.
pub.
pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.