Cremilda Medina anuncia dois concertos em Portugal

PorDulcina Mendes,9 mar 2022 9:51

A cantora Cremilda Medina anunciou esta segunda-feira, 7, dois concertos em Portugal, para este mês de Março. Cremilda Medina vai levar a morna a Cinfães e a Santo Tirso.

Em Cinfães, de acordo com uma nota enviada, o concerto acontece já no próximo sábado, 12, e terá como palco o Auditório Municipal de Cinfães. Cremilda Medina actuou pela primeira em Cinfães em 2014, onde, na altura, esgotou o Auditório que irá agora voltar a pisar., 

Desta vez, a cantora regressa a Cinfães com o seu álbum “Folclore” e com novos singles que foi editando até ao momento como é o caso do seu mais recente single “Xandinha”, editado em Dezembro do ano passado.

Em Santo Tirso, o concerto está agendado para o dia 16, na Fábrica de Santo Tirso, este evento está enquadrado no programa “Poesia Livre” promovido pelo município de Santo Tirso entre os dias 11 e 21.

Nestes concertos, conforme a mesma fonte, Cremilda e os seus músicos vão embarcar numa viagem rica e fértil pelos ritmos da música tradicional cabo-verdiana e levam consigo o público, numa viagem de emoções fortes e sentimentos á flor da pele, onde a Morna, Património Imaterial da Humanidade, é sempre a rainha.

Conforme avisa a mesma fonte, para assistir ao concerto, na entrada será feita uma recolha solidária de livros. Os livros recebidos serão encaminhados para Cabo Verde.

Cremilda Medina nasceu e cresceu na cidade de Mindelo, e desde criança que a música faz parte da sua vida. Começou a cantar com apenas 9 anos e aos 14 de idade já fazia parte de um grupo musical juvenil chamado “Rytmos” que animava festas e acontecimentos sociais na ilha do Monte Cara.

Aos 19 anos passou a fazer parte da banda musical “Noites de Mindelo”, mas o seu nome passou a ser conhecido do grande público quando se tornou numa das finalistas do programa musical televisivo “Talentu Strela”.

Em 2011 foi nomeada e venceu pela primeira vez na sua carreira um prémio, o de Melhor Intérprete Feminina, na gala “Mindel Prémio”.

Em 2013 volta a ser nomeada para Melhor Intérprete Feminina, desta vez na gala “Mindel Awards” em São Vicente.

Em Dezembro de 2014 fez a sua estreia internacional num concerto em Portugal com um auditório completamente cheio, onde mereceu desde logo as melhores críticas internacionais.

Aos poucos Cremilda foi conquistando o seu espaço no mundo da música e tem partilhado o palco com grandes nomes da música de Cabo Verde como Morgadinho, Tito Paris, Maria Alice, Diva Barros, Titina Rodrigues, Boy Gê Mendes, Grace Évora, Mirri Lobo e entre outros.

Tem como sua estrela guia a morna, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, rainha dos estilos musicais de Cabo Verde com que mais se identifica, mas a coladeira também é dos seus estilos preferidos.

Em 2016 edita o seu primeiro single, a morna “Raio de Sol” em homenagem à sua falecida avó materna. Este tema valeu-lhe a primeira nomeação internacional nos EUA, assim como a nomeação para “Melhor Morna” e “Melhor Videoclipe" em Cabo Verde, onde venceu o prémio “Sapo Award”.

Em finais de 2017 lança o seu primeiro álbum “Folclore”, com o qual se deu a conhecer ao grande público e onde foi novamente distinguida, como é o caso do prémio “World Music” conquistado nos EUA, “Melhor Morna” e “Sapo Award” pelo segundo ano consecutivo em Cabo Verde.

Em 2018 edita o single “Nôs Morna” em dueto com Tito Paris, que mereceu pelo segundo ano consecutivo o prémio internacional “World Music” nos EUA.

Em 2019 foi nomeada para os prémios “Somos Cabo Verde – Os melhores do Ano” na categoria “Música”.

Em 2020 edita dois singles, “Tributo Final”, e “Recordai”, num formato intimista. Nesse mesmo ano, edita mais um single, a morna “Amá Sem Mêde”, que fará parte do seu próximo álbum. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,9 mar 2022 9:51

Editado porSara Almeida  em  23 nov 2022 23:27

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.