Segundo a presidente da SCM, Solange Cesarovna, este prémio foi criado em 2021, tendo sido instituído oficialmente durante a Assembleia Geral da SCM, que teve lugar em Julho desse ano.
O Prémio “tem como objectivo principal a consagração e o reconhecimento das obras musicais dos membros da Sociedade Cabo-verdiana de Música, que mais se destacaram durante o período em apreciação e nesta primeira edição serão premiadas as músicas lançadas pelos membros da SCM, no ano de 2021, para além da eleição do Prémio Carreira e do Utilizador Guardião”, apresenta.
Solange Cesarovna, que destacou o logotipo desenvolvido pelo designer e criativo cabo-verdiano Anildo, apresentou a Plataforma que receberá as votações para eleger as músicas e os autores e artistas vencedores, que serão escolhidos pelos através do voto dos próprios membros da SCM.
“O Prémio SCM foi também instituído em jeito de agradecimento a todos que dão vida ao nosso Arquipélago Musical e Melodioso, através de lindas criações de obras e gravações musicais, que alimentam a nossa alma e dão ritmo aos nossos corações”, citou.
De acordo com o regulamento, as votações serão nas categorias de Melhor Música Tradicional e Clássica, bem como Melhor Música Urbana e Moderna, através da plataforma criada exclusivamente para efeito de votação do prémio.
E as credenciais de acesso à plataforma para efeitos de votação são pessoais e intransmissíveis e serão enviadas para cada membro por email e/ou WhatsApp e SMS.
Os membros da SCM podem concorrer ao prémio com o envio das suas músicas até ao dia 17 de Março. Este prémio visa galardoar as músicas lançadas entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2021. E as votações estarão abertas de 21 de Março a 12 de Abril.