A presidente da SCM, Solange Cesarovna fez o anúncio, hoje, numa conferência de imprensa, para a apresentação do regulamento e detalhes dessa iniciativa.
Solange Cesarovna explicou que o prémio é uma forma de reconhecimento aos autores, compositores, intérpretes, produtores fonográficos, músicos, instrumentistas e todos aqueles que de uma forma ou outra brindam Cabo Verde com actos de criação e gravação de obras musicais.
“A SCM entendeu aprovar e instituir a criação deste prémio, também para estimular a criação musical, uma vez que no nosso estatuto, a criação musical é algo que fomenta a própria missão da SCM, que é a defesa das obras musicais e das gravações musicais”, acrescenta.
Conforme disse, a classe cultural foi muito afectada pelo contexto pandémico, e ainda sofre "as consequências da paragem abrupta das actividades culturais que agora começam a retomar, ainda em molde bastante lento". Entretanto, mostra-se optimista: "Todos nós com certeza vamos estar juntos para contribuir para o relançamento do sector”.
“Num contexto pandémico, os nossos membros estiveram resilientes e criativos, fizeram muitas músicas que falam da pandemia e da incerteza dos tempos, mas principalmente para mostrar que a arte e a música é o que nos une, nos anima, nos dá esperança e nos mantém vivos, mesmo em momentos tão difícil, improváveis e de distanciamento social que a COVID-19 trouxe”, indica.
Para a presidente da SCM, este prémio, que foi aprovado na Assembleia geral da SCM no passado dia 24 de Julho, visa estimular a criatividade e é uma forma de agradecimento a todos que fazem parte da família SCM.
De acordo com o regulamento, indica Solange Cesarovna, todas as obras musicais e gravações lançadas entre 01 de Janeiro de 2021 e 31 de Dezembro de 2021 são candidatas ao prémio.
O “Prémio SCM” abrange as seguintes categorias: Melhor Música Tradicional e Clássica; Melhor Música Urbana e Moderna; Carreira, que entra para o Hall da Fama SCM e Utilizador Guardião.
A cerimónia da entrega dos troféus acontece na semana comemorativa do Dia Mundial de Direitos de Autor, que se celebra a 23 de Abril.