Segundo uma nota de imprensa, a obra, realizada por Elson Santos (Cabo Verde) e Lara Sousa (Moçambique), resgata um episódio pouco conhecido da luta de libertação nacional: uma operação militar secreta que previa preparar 31 guerrilheiros cabo-verdianos, treinados em Cuba, para uma invasão de Cabo Verde. Embora a missão não tenha chegado a acontecer, foi um passo fundamental na preparação para a luta armada liderada por Amílcar Cabral, que culminaria na independência do país, em 5 de Julho de 1975.
O filme dá voz a cinco protagonistas dessa operação: o ex-presidente Pedro Pires, Agnelo Dantas, Silvino da Luz, Maria Ilídia Évora (conhecida como Dona Tutu) e Júlio de Carvalho, recentemente falecido, a quem o documentário é dedicado.
Descrito pelos seus realizadores como um exercício de memória e reflexão crítica, “Nós, Povo das Ilhas” convida à valorização da história cabo-verdiana e ao debate sobre identidade, resistência e futuro.
A produção é uma co-produção da Soul Comunicação (Cabo Verde), Midas Filmes (Portugal) e Kulunga Filmes (Moçambique), tendo tido estreia mundial em Maio, no Festival IndieLisboa.