O jogo de sábado entre as duas equipas é para as meias-finais da “taça Fogo” em futebol e uma delas ficará pelo caminho.
No início da temporada, em jogo a contar para a super-taça, o Vulcânico derrotou a Académica por 4-3 e conquistou o primeiro troféu da época 2017/18 e para o campeonato regional, na primeira volta, a formação de “Benfiquinha”, voltou a vencer, pela diferença mínima, 1-0.
Já para o jogo da segunda volta do campeonato regional, a Académica, que estava obrigada a ganhar para encurtar a distância e lutar pelo título, foi goleada pelo Vulcânico por 4-1, numa partida em que a Académica até marcou primeiro, mas permitiu ao Vulcânico dar a volta ao resultado.
O jogo de sábado é aguardado com muita expectativa pelos adeptos das duas agremiações, já que o Vulcânico ainda não sofreu qualquer derrotada nesta temporada e a Académica quererá “vingar” as derrotas anteriores para poder chegar à fase final da taça, troféu que conquistou na época passada.
Além deste jogo entre os “rivais” Académica e Vulcânico, a outra partida de meias-finais, que acontece no domingo, no estádio 5 de Julho, coloca frente a frente o Botafogo e o Spartak.
Por esta razão, o campeonato regional de futebol do primeiro escalão, liderado pelo Vulcânico, sofre um interregno e é reatado no fim-de-semana de 10 e 11 de Março.