O combinado crioulo vai contar com 13 atletas convocados pelo seleccionador nacional Emanuel “Mané” Trovoada, sendo uma parte saída do estágio do Tarrafal de Santiago e a outra constituída por atletas que se encontram na Europa, com olhos postos na qualificação para o Ruanda.
De acordo com o calendário, Cabo Verde estreia-se nesta fase na quinta-feira, às 09:00 frente ao Egipto, para no sábado, 20, à mesma hora defrontar Marrocos para terminar a fase no embate contra Uganda, escalonado para as 12:00 de domingo, 21.
De acordo com o regulamento da FIBA-África, os três primeiros classificados de cada grupo apuram-se automaticamente para o Afrobasket’2021 a ser disputado no Ruanda.
Cabo Verde encontra-se neste momento na terceira posição da Poule E, lugar que dá acesso à fase final do Afrobasket’2021, cuja qualificação simboliza a entrada automática para a fase de qualificação do Campeonato do Mundo de 2023 da modalidade que se realiza nas Filipinas, Indonésia e Japão.
A equipa partiu moralizada para a Tunísia, pois tanto a equipa técnica como os jogadores traçaram como objectivo desta missão regressar ao País não só com a qualificação assegurada, mas também vencer todos os três jogos em prova.
Os 13 atletas seleccionados:
Ailton Marques, Amarilson Lopes, Anderson Correia, Fidel Mendonça, Hugo Silva, Jeff Xavier, Joel Almeida, Kenneti Mendes, Keven Gomes, Patrick Abreu, Patrick Lima, Shane da Rosa e Will Tavares.