Os angolanos, que têm 11 títulos no Afrobasket e mais seis presenças no pódio, até chegaram ao intervalo a vencer por oito pontos (20-12), mas a equipa cabo-verdiana, que tem como melhor prestação um terceiro lugar, conseguiram surpreender e somar um triunfo.
Depois de entrar a perder por seis pontos para o derradeiro parcial, a selecção entrou bem para o quarto período e acabou por chegar ao empate, com o tempo regulamentar a terminar com um empate a 66 pontos.
Já era esse o resultado à entrada para o último minuto, quando o jogo esteve alguns minutos interrompido, devido a um problema numa das tabelas.
No prolongamento, Cabo Verde foi melhor e terminou com um parcial de 11-5, somando o primeiro triunfo na competição que se está a disputar no Ruanda.
Edy Tavares, jogador do Real Madrid, foi o melhor marcador dos cabo-verdianos, com 20 pontos, aos quais acrescentou 18 ressaltos e seis desarmes de lançamento.
Carlos Morais foi o melhor entre os angolanos, com 21 pontos.
Com uma jornada disputada no Grupo A, o anfitrião Ruanda e Cabo Verde lideram com uma vitória, enquanto Angola e República Democrática do Congo somaram derrotas na estreia.
Na quinta-feira, Cabo Verde defronta a equipa congolesa e Angola joga com o Ruanda.