Depois de, na Cidade da Praia, testar negativo à covid-19, Bubista, que esteve nas bancadas do Estádio Olembe na derrota de Cabo Verde com o Burkina Faso, vai preparar a equipa para o jogo de segunda-feira, 17, com os Camarões.
A selecção nacional de futebol perdeu esta quinta-feira, 14, com a congénere do Burkina Faso, por 1-0, e complicou as contas do apuramento para os oitavos-de-final do Campeonato Africano das Nações (CAN’2021).
Após este desaire, a selecção nacional fica com três pontos e na última jornada vai ter de vencer os Camarões para conseguir a passagem para a próxima fase.
Em caso de empate ou mesmo de uma derrota os Tubarões Azuis, nome por que é conhecida a selecção de Cabo Verde, vão ter que esperar por uma vaga entre os quatro melhores terceiros classificados.
Na outra partida deste grupo A, os Camarões, selecção anfitriã, venceu a Etiópia por 4-1 e, com seis pontos, já garantiu a passagem para os oitavos-de-final.
Sendo assim, os Camarões lideram o grupo com seis pontos, seguidos por Burkina Faso e Cabo Verde (03) e Etiópia ainda sem qualquer ponto.
Na próxima jornada, a terceira, Cabo Verde defronta os Camarões, numa partida marcada para segunda-feira, 17, às 15:00, enquanto que o Burkina Faso joga com a Etiópia.
De referir que, de acordo com o regulamento da Confederação Africana de Futebol (CAF), passam à próxima fase os dois primeiros lugares de cada grupo mais os quatro melhores terceiros classificados.
Esta é a terceira participação de Cabo Verde numa fase final do CAN, depois das presenças em 2013, na África do Sul, e 2015, na Guiné Equatorial.
A 33ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN’2021) conta com a participação das 24 melhores selecções do continente.
A selecção da Argélia, que integra o grupo E com os combinados da Serra Leoa, Guiné Equatorial e Costa do Marfim, foi a vencedora da última edição, realizada em 2019, no Egipto.