Numa partida muito bem disputada, a Angola entrou melhor, mas a partir dos 15 minutos Cabo Verde passou para a frente do marcador e terminou a primeira parte a vencer por 13-12.
Na segunda parte, o combinado nacional soube controlar a pressão dos angolanos e nunca mais saiu da frente do marcador e terminou a partida com uma vitória tangencial de 24-23.
Nos segundos finais da partida, quando o resultado era um empate de 23-23, o guarda-redes cabo-verdiano, Edmilson, que foi considerado o “homem do jogo” pela Confederação Africana de Andebol, defendeu uma grande penalidade.
Nas meias-finais, Cabo Verde vai defrontar, numa partida marcada para este sábado, 16, o Marrocos que venceu hoje a Guiné- Conacri por 28-24.
Os cinco primeiros classificados apuram-se para o Campeonato do Mundo de 2023, a disputar-se na Polónia, de 12 a 29 de Janeiro de 2023.
O CAN’2022 disputa-se até ao dia 18, no Egipto, contando com a participação de 14 selecções africanas.
A selecção do Egipto faz a defesa do título conquistado em 2020, na prova realizada na Tunísia, onde Cabo Verde classificou-se na quinta posição.
O CAN’2022 estava inicialmente agendado para Janeiro deste ano, no Reino de Marrocos, mas foi adiado pela Confederação Africana de Andebol, face à alegada irregularidade no sorteio realizado em Dezembro de 2021.