Futebol/Mundial’2026: Cabo Verde defronta hoje a congénere de Eswatini na África do Sul

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,21 nov 2023 8:27

A selecção de Cabo Verde defronta hoje, às 12:00, no Estádio Mbombela (Nelspruit, África do Sul) a congénere da Eswatini, em jogo a contar para a segunda jornada do Grupo D, das eliminatórias africanas do Mundial’2026.

Cabo Verde entra em campo com ponto, depois do empate (0-0) com a Angola, no jogo inaugural das eliminatórias, realizado na passada quinta-feira, 26, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia.

Por seu lado, Etswatini, que joga em casa emprestada por não ter estádios certificados pela Confederação Africana de Futebol (CAF), vem de uma derrota com a Líbia (0-1) e procura os primeiros pontos nestas eliminatórias.

No confronto directo entre as duas selecções Cabo Verde está em vantagem com duas vitórias (3-0 e 1-0) e dois empates (1-1 e 0-0).

O último confronto entre as duas selecções aconteceu a 28 de Março deste ano, no mesmo Estádio, e Cabo Verde venceu por 1-0, com golo Ryan Mendes, numa partida de qualificação para o CAN’2023.

A selecção de Cabo Verde treinou na segunda-feira, 20, no Estádio Mbombela e o seleccionador Bubista contou com todos os convocados, com destaque para Panduru (Académica da Praia) e Wi (Boavista da Praia), jogadores residentes convocados à última hora.

Na antevisão da partida, Bubista alertou sobre as dificuldades que Cabo Verde pode encontrar, “por os jogos de qualificação serem todos difíceis”, mas garantiu que vai encarar o jogo com o objectivo de vencer.

Para o 11 inicial, informou, vai haver alguma alteração para refrescar a equipa devido ao desgaste da viagem e a sequência de jogos.

Garry Rodrigues prometeu espírito de vitória para levar de vencida a Etswatini, alternando igualmente sobre as dificuldades dos jogos de qualificação.

“Estamos focados em ganhar três pontos (…) conhecemos o adversário, somo melhor que ele, com todo o respeito”, prometeu Garry Rodrigues.

Nos outros jogos deste Grupo D de qualificação, os Camarões (três pontos) defrontam a Líbia (três pontos) em Tripoli e as ilhas Maurícias (zero ponto) recebem Angola (um ponto).

A fase final do Mundial’2026 vai ser disputada de 08 de Junho a 19 de Julho de 2026 no Canada, Estados Unidos da América e México, e contará, pela primeira vez, com 48 selecções, sendo nove do continente africano, um aumento de quatro selecções em relação ao último mundial.

Os 54 países africanos, conforme o novo regulamento, foram divididos em nove grupos de seis selecções (grupo de A a I) e os vencedores de cada grupo classificam-se, automaticamente, para o Mundial 2026.

Os quatro melhores segundos vão disputar uma final-four onde vai ficar decidida a equipa que vai representar África numa repescagem intercontinental, que poderá aumentar para dez o número de países africanos no Mundial.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,21 nov 2023 8:27

Editado porAndre Amaral  em  28 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.