Futebol Feminino/CAN’2024: Cabo Verde perde com Nigéria (1-2) e fica fora da fase de grupos

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,6 dez 2023 7:35

A selecção feminina de Cabo Verde de futebol falhou esta terºa-feira o acesso à fase de grupos do CAN’2024, ao perder com a Nigéria 1-2 no Estádio Nacional em jogo da segunda mão da segunda eliminatória de qualificação.

Cabo Verde iniciou melhor a partida, já que aos oito minutos inaugurou o “placard” por intermédio da avançada Vá, que isolada, e com um potente remate, bateu a guarda-redes Chiamaka, naquele que foi único remate das convocadas de Silvéria Nédio “Nita” na etapa inicial.

A partir do golo, as nigerianas tomaram as rédeas do jogo, bloqueando o conjunto da casa praticamente na linha do meio-campo, estratégia que impediu a equipa de Cabo Verde de sair com lances organizados, mas a teia defensiva cabo-verdiana chegava para todas as encomendas.

Já na etapa complementar, Nita fez sair Melany fazendo entrar a Evy, considerada a estrela maior de Cabo Verde, ao passo que sua congénere da Nigéria operou duas substituições, com que refrescou o seu colectivo.

Aos 16 minutos a Nigéria minutos restabeleceu a igualdade com um grande golo apontado pela possante Okoronkwo Esther que, desembaraçou-se de dois contrários e com uma técnica apurada atirou um remate certeiro sem hipóteses para guarda-redes Jacinta, um golo muito festejado pelas hostes nigerianas que se deslocaram ao estádio.

Já o golo da vitória das nigerianas surgiu aos 45+3 minutos, num lance de contra-ofensiva com a futebolista Rashedat, rapidíssima a contornar a guarda-redes crioula para dar a cambalhota no marcador, gelando as bancadas afectas a claque caseira.

Com este empate, Cabo Verde que vinha de uma derrota de 5-0, em jogo da primeira mão da segunda eliminatória, realizada quinta-feira passada em Abuja, ficou pelo caminho, com o somatório de 1-7 ao passo que a Nigéria confirmou o seu apuramento para fase final do CAN’2024, a ser disputado nos Marrocos.

Ficha Técnica:

Estádio Nacional em Achada de São Filipe, numa tarde marcada pelo reduzido número de espectadores que deixou as bancadas situadas atrás das balizas e defronte a Tribuna, totalmente despidas.

Constituição das equipas:

Arbitragem: Silvina Welma Garnett (Libéria), coadjuvado por Hannah Moses (Libéria) e Precious Amarra (Serra Leoa)

Cabo Verde: Jacinta, Varsénia “cap”, Ivânia, Romina, Natasha, Leonilde, Melani, Leidina, Alcione, Jussara e Irlanda:

Suplentes: Jéssica Patrícia, Leonora, Eleia, Maisa, Kleydiana, Dara, Evy, Aicha e Maisa.

Seleccionadora: Silvéria Nédio “Nita”.

Acção disciplinar: Cartão amarelo a Leonilde e Camoca.

Nigéria: Chiamaka, Osinachi, Peace, Glory, Gift, Uchenna, Deborah, Oluwatoshin, Rasheedad, Rofiat e Christina.

Suplentes: Oluehi, Rihanat, Okoronkwo, Payne, Chiamaka, Omorinsola, Esther, Moturayo e Akudo.

Acção disciplinar: Cartão amarelo a Deborah.

Seleccionadora: Justine Madugu.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,6 dez 2023 7:35

Editado porSara Almeida  em  21 jul 2024 23:30

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.