Primeiro-ministro anuncia proposta da Icelandair para comprar TACV

PorExpresso das Ilhas,27 jul 2018 10:18

A companhia aérea islandesa terá, segundo anunciou o primeiro-ministro no debate do Estado da Nação, apresentado uma proposta ao governo para a compra da maioria do capital da companhia aérea nacional

Segundo Ulisses Correia e Silva a Icelandair já formalizou a proposta de compra de 51% do capital da TACV.

O Primeiro-ministro discursava na abertura do debate do Estado da Nação quando abordou a questão dos transportes aéreos. Depois de recordar a situação encontrada quando este governo tomou posse, o Ulisses Correia e Silva garantiu que o seu governo conseguiu "salvar a empresa".

O papel da Icelandair na reestruturação da empresa foi elogiado pelo primeiro-ministro e anunciou que ao "contrário da desinformação posta a circular, Icelandair não abandonou a TACV. Terminou o contrato de gestão, passamos à fase seguinte que é a negociação da privatização. Icelandair já apresentou proposta para a aquisição de 51% da TACV. TACV vai ser privatizada como previsto".

A reacção da oposição não se fez esperar. Janira Hopffer Almada, presidente e líder parlamentar do PAICV, disse que o governo "desmantelou e desvalorizou a empresa para ser depois vendida a preço de banana".

Quanto ao recente problema de falta de aviões para assegurar ligações aéreas para os destinos da TACV, Ulisses Correia e Silva esclareceu que o "desfasamento de tempo entre o fim dos contratos de wetlease que originou o regresso dos dois aparelhos da Icelandair e a chegada de novos aviões não foi por causa de falta de pagamentos e falta de credibilidade da TACV como aconteceu em inícios de 2016. Enquanto que o Boeing arrestado nunca mais regressou e os restantes aparelhos foram comprometidos, deixando a TACV sem aviões, hoje dois Boeings estão a voar, um terceiro deverá chegar em breve e o desenvolvimento do negócio fará a empresa ser dotada de mais aviões".

"Para quem quer demonstrar à viva força que não conseguimos, estamos aqui para demonstrar que conseguimos, que apesar de contratempos que surgem no percurso, estamos firmes e focados no objectivo de dotar este país de um bom sistema de transportes", acrescentou, ainda, Ulisses Correia e Silva no seu discurso respondendo às críticas recentes do PAICV.

Quanto à gestão dos aeroportos, o primeiro-ministro anunciou que "será concessionada e a Cabo Verde Handling privatizada, enquadrada na estratégia de operacionalização do hub aéreo e de desenvolvimento do sector dos transportes aéreos, incluindo investimentos em aeroportos como o da Praia, Santo Antão e Maio. As pistas dos aeroportos de S. Filipe e da Boavista serão iluminadas".

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,27 jul 2018 10:18

Editado porAndre Amaral  em  18 abr 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.