Declarações proferidas hoje, por Belarmino Lucas, no espaço de opinião do "Primeiro Plano", programa informativo matinal, da Rádio Morabeza.
“É preciso que haja mais barcos e que sejam cada vez mais confortáveis. É preciso valorizar o produto turístico e envolver ainda mais as comunidades locais, valorizar os produtos locais, criar mais roteiros, nomeadamente os trilhos de montanha belíssimos, assinala-los para que os turistas continuem a passear e a conhecer cada vez mais essa ilha”, defende.
O responsável realça que os empreendimentos na ilha são de grande qualidade e confortáveis, adaptados ao nicho de turismo mais sustentável a nível do ambiente e que beneficia as populações. Belarmino Lucas recorda que os visitantes querem conhecer de perto tudo aquilo que Santo Antão tem para oferecer em termos de paisagem, cultura, tradição e as suas gentes.
“É preciso evitar cair na tentação de massificar esse turismo, porque não é compatível com a massificação. Seria, desse ponto de vista, matar a galinha dos ovos de ouro e aquilo que se pretende é exactamente o contrário – que Santo Antão continue a desenvolver o seu turismo porque é uma das ilhas mais belas deste arquipélago e tem muito para oferecer”, diz.
Opinião com Assinatura #306 - Belarmino Lucas
Belarmino Lucas assina a quarta-feira o espaço de opinião nas manhãs da Rádio Morabeza.
As declarações do líder da Câmara de Comércio de Barlavento foram proferidas a propósito da inauguração, no próximo sábado, de mais uma unidade hoteleira na localidade de Curral das Vacas, em Ribeira das Patas, no município do Porto Novo.
A inauguração do empreendimento vai ser presidida pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, que vai aproveitar a ocasião para organizar um encontro com empresários da 'ilha das montanhas'.