Empresas já receberam mais de 2.500.000 contos de empréstimos à tesouraria - Governo

PorExpresso das Ilhas, Lusa,18 ago 2020 12:17

As empresas cabo-verdianas já receberam mais de 300 empréstimos com aval estatal, somando mais de 2 milhões e 500 mil contos de créditos, no âmbito das medidas para apoiar a tesouraria dos negócios afetados pela covid-19, anunciou o vice-primeiro-ministro.

Numa nota publicada na sua página pessoal no Facebook, Olavo Correia, também ministro das Finanças, acrescentou que, além destes financiamentos - apoio em vigor desde abril -, será criada uma linha adicional de apoio com bonificação a 100% dos juros.

Este apoio destina-se às “empresas que se comprometerem com normas de segurança, com a manutenção dos postos de trabalho, com a expansão do negócio, e com a criação de novos empregos”, explicou.

Nesta nova linha, as empresas pagam o capital e o Governo, através do Orçamento do Estado, assumirá os encargos dos juros decorrentes da contratação de empréstimos a serem concedidos no quadro da gestão da covid-19.

De acordo com a informação prestada por Olavo Correia, as empresas cabo-verdianas já receberam créditos no valor de 2 milhões e 500 mil contos, de uma linha cujo aval do Estado ascenderá a 3.300 milhões de escudos.

“No quadro do Orçamento Rectificativo, já em vigor, para além das medidas do plano fiscal, o Governo vai continuar o processo de fortalecimento do Ecossistema de Financiamento da Economia para garantir o reforço da liquidez das empresas”, garantiu Olavo Correia.

Com o turismo totalmente parado desde Março, sector que representa 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, o governante já assumiu anteriormente que durante o ano de 2020 as empresas cabo-verdianas “deverão paralisar ou reduzir drasticamente a sua atividade produtiva, com redução acentuada da faturação e apertos de tesouraria”.

Como exemplos apontou as linhas de financiamento do Banco de Cabo Verde, de mais de 400 milhões de euros, e as linhas de financiamento covid-19 da banca, com 5.000 milhões de escudos.

Cabo Verde registava no final do dia 17 de Agosto um acumulado de 3.203 de covid-19, diagnosticados desde 19 de março, com 36 óbitos.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 770.429 mortos e infectou mais de 21,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,18 ago 2020 12:17

Editado porSara Almeida  em  1 jun 2021 23:21