Covid-19: Aeroportos de Cabo Verde com menos 85% dos passageiros em Janeiro

PorExpresso das Ilhas, Lusa,22 fev 2021 8:55

Os aeroportos cabo-verdianos movimentaram menos de 40.000 passageiros em Janeiro, uma quebra de 85% face ao mesmo mês de 2020, antes da pandemia de covid-19 afectar o tráfego aéreo.

De acordo com um boletim de tráfego da empresa pública Aeroportos e Segurança Aérea (ASA), ao qual a Lusa teve hoje acesso, os aeroportos nacionais receberam no mês de Janeiro deste ano um total de 831 aeronaves (-75% face a Janeiro de 2020) em voos internacionais e domésticos.

Já o número de passageiros em embarques, desembarques e trânsito foi de 18.805 em voos domésticos e 19.546 em voos internacionais, totalizando desta forma 38.351 passageiros, contra os 260 mil em Janeiro de 2020 (-85%).

A economia de Cabo Verde depende essencialmente do Turismo, com um peso directo de cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) e um recorde de 819 mil turistas em 2019. O mês de Janeiro é considerado como de época alta na procura turística por Cabo Verde.

Contudo, desde finais de Março do ano passado que o arquipélago praticamente não tem actividade turística, face aos condicionalismos impostos por vários países, para travar a transmissão da pandemia de covid-19, e com o Governo a estimar a duplicação da taxa de desemprego até Dezembro, para quase 20%.

O Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal, a mais turística de Cabo Verde e que tem registado um movimento anual acima de um milhão de passageiros, contou em Janeiro com apenas 5.548 passageiros em embarques e desembarques, o que representa uma quebra de 95% face ao primeiro mês de 2020.

O aeroporto da capital, na Praia, movimentou em Janeiro um total de 22.463 passageiros, em voos internacionais e domésticos, uma quebra de 58% face ao mesmo mês de 2020.

Globalmente, os aeroportos cabo-verdianos movimentaram quase 776.000 passageiros em 2020, perdendo praticamente dois milhões de passageiros no espaço de um ano (-72%), devido à pandemia, segundo dados anteriores da ASA.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,22 fev 2021 8:55

Editado porAndre Amaral  em  20 nov 2021 23:21