“[A CVOW] juntará organismos, especialistas e personalidades nacionais e internacionais de reconhecido mérito, com conhecimento e atenção profunda dos mares e dos oceanos para discutirmos, por exemplo, as questões da sustentabilidade”, aponta.
Para Paulo Veiga, a Cabo Verde Ocean Week é um evento de cariz internacional, que reconhece a importância do mar e dos oceanos para a sustentabilidade do planeta, conservação dos recursos marinhos, preservação das actividades levadas a cabo nos oceanos e o seu impacto na economia do país.
“Identificando, simultaneamente, áreas de negócio que permitam explorar de forma sustentável os recursos marinhos nos mares sob a jurisdição do país, mas também fomentar a segurança marítima. Para além disso pretendemos desenvolver o espírito da inovação e propor estratégias para potenciar e alargar o nosso horizonte em matéria de implementação da economia azul que, aliás, se encontra em curso”, refere.
Lançado em 2018, a Cabo Verde Ocean Week afirmou-se como um espaço de debate em torno do oceano e da estratégia do governo para a economia marítima. É também um ponto de encontro de diferentes protagonistas.