Preço do barril de petróleo em descida acentuada

PorExpresso das Ilhas, Agências,10 mar 2022 9:02

O barril de Brent, que serve de referência para o estabelecimento de preços dos combustíveis em Cabo Verde, atingiu os 139 dólares na segunda-feira. Desde então o preço não tem parado de descer, ainda assim continua acima dos valores a que era negociado antes da invasão russa da Ucrânia.

Segundo refere a Reuters os preços globais do petróleo registaram nesta quarta-feira sua maior queda desde os primeiros dias da pandemia, quase dois anos atrás, depois que os Emirados Árabes Unidos disseram que apoiariam o aumento da produção um mercado em desordem devido a interrupções no fornecimento causadas por sanções impostas à Rússia após a invasão da Ucrânia.

Aquela agência aponta que o petróleo Brent caiu mais de 17% durante a sessão antes de fechar, esta quarta-feira, em queda de 16,84 dólares, ou 13,2%, a 111,14 dólares o barril, a maior queda diária desde 21 de Abril de 2020.

O petróleo dos EUA encerrou com recuo de 15,44 dólares, ou 12,5%, a 108,70 dólares o barril, o pior dia desde Novembro.

"Nós somos a favor do aumento da produção e incentivamos a OPEP a considerar níveis mais altos de produção", disse o embaixador Yousuf Al Otaiba no Twitter da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Washington.

A queda dos preços também foi exacerbada por traders que interpretaram alguns comentários de um ministro iraquiano como a disposição do país de aumentar a produção, se necessário. No entanto, o comerciante estatal de petróleo SOMO esclareceu mais tarde que vê os aumentos mensais da OPEP+ como suficientes para resolver qualquer escassez de petróleo.

Há apenas uma semana, o grupo e seus aliados, conhecidos como OPEP +, culparam a geopolítica pela alta dos preços, e não a falta de oferta, e decidiram não aumentar a produção mais rapidamente do que o actual aumento. A OPEP +, que inclui a Rússia, tem como meta um aumento na produção de 400.000 barris por dia a cada mês e resistiu às demandas dos Estados Unidos e de outros países consumidores para bombear mais.

A Rússia é o maior exportador mundial de petróleo e combustível sendo responsável por 7% da oferta global.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Agências,10 mar 2022 9:02

Editado porAndre Amaral  em  25 nov 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.